Atividade contou com emissão de carteiras de identidade, certidões de nascimento, carteira rural e declarações de atividades rurais

Em São Gabriel da Cachoeira (a 853 quilômetros da capital), o Governo do Amazonas, por meio do projeto “PAC em Movimento”, da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), atendeu 1.802 pessoas em comunidades indígenas com emissão de documentos como certidões de nascimento, RG, carteira rural e declarações de atividades rurais.

Esta é a terceira vez em 2019 que o Governo do Amazonas leva os serviços a São Gabriel da Cachoeira. Na última edição, realizada em agosto, mais de 6 mil indígenas foram atendidos.

De acordo com a titular da Sejusc, Caroline Braz, a oferta de documentação básica em comunidades garante também o acesso a direitos sociais, pauta gerida pela pasta.

“Sob a orientação do governador Wilson Lima, estamos intensificando as atividades nas comunidades em que o acesso aos serviços de cidadania é mais difícil por conta de questões geográficas”, destaca. “Os documentos básicos garantem ao cidadão o acesso a serviços de saúde, educação, segurança e benefícios sociais”.

Parcerias – Para oferecer o atendimento, o estado também conta com o apoio da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN), Exército Brasileiro, Câmara Municipal de São Gabriel da Cachoeira, Fundação Nacional do Índio (Funai), Instituto Federal do Amazonas (Ifam) e Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Estado do Amazonas (Idam).

“PAC em Movimento” – Com a proposta de descentralizar os serviços, o projeto já atendeu aproximadamente 45 mil pessoas entre janeiro e novembro de 2019.

A iniciativa também alcançou indígenas de diversas localidades, em comunidades como Iauaretê e Pari Cachoeira, além de Novo Airão e a aldeia Moyaray, em Autazes.

FOTO: Divulgação/Sejusc

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