O projeto da Secretaria de Educação auxilia os docentes no desenvolvimento de habilidades computacionais e de programação
Mais de 450 professores da rede estadual de ensino do Amazonas participarão de oficinas colaborativas voltadas para o desenvolvimento de habilidades computacionais e de programação, por meio do “Projeto Scratch”. Nesta sexta-feira (09/08), os docentes da Coordenadoria Distrital de Educação 3 (CDE 3), da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, participaram da 4ª edição do “Scratch Day”, um evento anual que faz parte do projeto.
Coordenado pelo Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), da Secretaria de Educação, o “Projeto Scratch” impulsiona o uso de tecnologias digitais e metodologias ativas nas unidades de ensino da rede. Os encontros, que se iniciaram na última segunda-feira (05/08) e se estendem até o dia 19 de agosto, acontecem em escolas estaduais da capital e dos municípios de Iranduba e Presidente Figueiredo (a 27 e 117 quilômetros de Manaus, respectivamente).
Docentes de todas as Coordenadorias de Educação são convidados a participar e receber oficinas, tutoriais e palestras envolvendo a plataforma de programação visual Scratch.
O projeto prevê a capacitação de 480 professores e conta com três oficinas, sendo uma delas focada na Aprendizagem Colaborativa, em que os professores trabalham em equipe e compartilham ideias. Uma das metodologias, denominada “Mão na Massa”, envolve o uso de tecnologias não digitais no processo de ensino.
“Essa atividade “Mão na Massa” é uma proposta de levar tecnologias que não sejam digitais, mas tecnologias mais palpáveis para os alunos, para que eles participem e se sintam engajados dentro do processo de aprendizagem de todos os conteúdos”, explicou a professora de física, Karen Gonçalves, que já aplica as ideias em sala de aula e foi convidada para auxiliar na formação dos docentes.
Para a participante Criseudes Corrêa, professora de matemática na Escola Estadual (EE) Raimundo Gomes Nogueira, a capacitação é relevante uma vez que os docentes precisam estar atualizados e dispostos a apresentar novas alternativas de ensino para os estudantes.”Esse tipo de formação é importante para nós, professores, porque precisamos estar atualizados, com novos trabalhos para desenvolvermos com os nossos alunos e também levarmos essas informações para os nossos colegas de disciplina”, afirmou Criseudes.
Por meio da plataforma Scratch, os professores e alunos podem utilizar ferramentas para criar histórias, jogos e animações digitais, assim desenvolvendo habilidades computacionais, resolução de problemas e criatividade. Para inovar e aprimorar a experiência, nesta edição, os docentes têm a oportunidade de apresentar projetos que exploram o universo da programação.
“Há uma etapa na qual os professores, com seus alunos, desenvolvem projetos e os destaques serão apresentados em uma live no Youtube e via TV Encontro das Águas e Tiradentes para todo o Amazonas, para que todos tenham conhecimento do projeto e possam implementar em suas escolas também”, esclareceu o coordenador do projeto no Cemeam, Edirley Castro.
O próximo “Scratch Day” ocorre no dia 12 de agosto, na Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Melo e Póvoas, e irá contemplar os professores da CDE 4.
FOTOS: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar