Projeto “Murais de Mawe 2” une arte urbana e cultura indígena na “Terra do Guaraná”
Quem visitar a cidade de Maués (a 276 quilômetros de Manaus), agora, poderá conferir obras de arte a céu aberto instaladas em um grande muro da cidade. Trata-se do projeto “Murais de Mawe 2”, contemplado pela Lei Paulo Gustavo, executada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Produzidos pelo artista Erick Damon, cujo codinome artístico-urbano é Nommad, os murais em Maués representam uma união única entre a arte urbana e a rica cultura indígena da região amazônica. “Esses murais não apenas encantam, mas também contam histórias profundas que ressoam com a comunidade local”, define o artista.
A execução do projeto também contou com a participação do artista Arab, conhecido grafiteiro de Manaus. “Ele também deu o seu melhor para que esse mural fosse o maior mural grafitado na cidade de Maues”, afirma Erick Damon
.
De acordo com o autor das obras, a equipe que trabalhou no projeto não se intimidou com o calor e sol forte durante a pintura dos murais. “Mesmo diante dos desafios climáticos da Amazônia, a dedicação e paixão da equipe transparecem em cada detalhe das obras, que celebram a identidade e a história únicas de Maués”, relata.
Erick Damon defende que a arte urbana no interior do Amazonas, como exemplificado nos murais que assina como Nommad, tem o poder de transformar espaços públicos em verdadeiras galerias a céu aberto, a exemplo do que acontece em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), com o projeto “Parintins, Galeria Cidade Aberta”, também executado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia criativa,
“As cores vibrantes e os temas inspiradores refletem a diversidade cultural e a conexão com a natureza exuberante da região. Cada mural é mais do que uma simples pintura; é uma manifestação artística que dialoga com o ambiente e com as pessoas que o habitam”, define o artista.
Para o público interessado em mergulhar nesse universo de expressão visual e cultural, o projeto “Murais de Mawe 2” oferece uma oportunidade única de vivenciar a magia da arte urbana aliada à preservação e celebração das tradições indígenas. “Se você é apaixonado por arte, cultura e pela capacidade transformadora da criatividade, não deixe de acompanhar de perto esse emocionante projeto em Maués”, convida Erick Dammon.