Uma equipe do Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral do Sangue e Hemoderivados, desembarcou em Manaus esta semana para treinar a equipe técnica de diversas agências transfusionais da capital e do interior. A qualificação prepara esses profissionais para avaliar a qualidade dos procedimentos de transfusão de sangue realizados no Amazonas. Pelo menos 60 pessoas iniciaram o treinamento nesta terça-feira (29/10), no auditório da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam).
A qualidade do sangue é uma das maiores preocupações do Hemoam, hemocentro responsável pela segurança transfusional do Amazonas. Todo ato transfusional deve obedecer a critérios de segurança e portarias do Ministério da Saúde. “Por isso é muito importante a presença dessa equipe do ministério, que está aqui para formar multiplicadores desse sistema de segurança”, avaliou o gerente de Qualidade do Hemoam, Mário Sérgio.
O Amazonas é o 17º estado a receber o treinamento. Nos dois primeiros dias, o curso será voltado para palestras e oficinas de aplicação do instrumento de qualidade e segurança. No último dia (31/10), cinco agências transfusionais serão visitadas para a supervisão prática.
“Esse é um conjunto de esforços para tentar garantir que a bolsa de sangue chegue ao hospital com a mesma qualidade com que saiu do hemocentro, e que o sangue seja transfundido com toda segurança preconizada pelo Ministério da Saúde”, disse Lilianne Lazarotti, farmacêutica bioquímica, da Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde.
FOTO: Divulgação/Hemoam