Voltado a crianças e adolescentes, o evento vai ensinar técnicas fotográficas e promover a preservação do Patrimônio Histórico

No próximo sábado (24/08), o Museu de Numismática Bernardo Ramos, que funciona no Palacete Provincial, vai oferecer duas oficinas especiais ao público, ambas voltadas à introdução de crianças e adolescentes ao universo da fotografia. A partir das 9h da manhã, atividades lúdicas e criativas prometem despertar o interesse dos jovens pelas artes visuais.

O Palacete Provincial está localizado na praça Heliodoro Balbi, S/N – Centro, Manaus.

Em homenagem ao Dia Mundial da Fotografia, comemorado em 19 de agosto, a oficina “Monóculo – Escola de Retratos” vai proporcionar uma experiência educativa única. Destinada a crianças e adolescentes de 7 a 16 anos, a atividade visa desvincular a prática fotográfica da necessidade de equipamentos caros e sofisticados.

Os participantes serão guiados pela construção de um monóculo, uma engenhoca que permite visualizar imagens de cabeça para baixo, oferecendo um vislumbre dos princípios básicos da óptica e do funcionamento das câmeras fotográficas.

A oficina ocorrerá das 9h às 10h30 no Auditório Coronel Pedro Enrique Cordeiro Jr. As inscrições podem ser feitas via WhatsApp, pelo número (92) 99216-7672.

Logo após a oficina de monóculos, o Museu de Numismática dá sequência às atividades com o “Concurso Infantil de Fotografia em Smartphones”. A iniciativa, em celebração ao Dia Nacional do Patrimônio Histórico, que é comemorado em 17 de agosto, visa conscientizar as crianças sobre a importância da preservação do patrimônio histórico.

Crianças de 8 a 13 anos terão a oportunidade de capturar “Detalhes Provinciais” com seus smartphones, explorando e registrando elementos arquitetônicos e culturais que compõem a identidade de nossa história. As melhores fotografias serão premiadas, e os vencedores receberão brindes oferecidos pelos patrocinadores do evento.

O concurso será realizado das 10h30 às 11h30, também no Auditório Cel. Pedro Enrique Cordeiro Jr. As inscrições para o concurso seguem o mesmo procedimento da oficina, sendo realizadas pelo WhatsApp, através do contato (92) 99216-7672.

Ricardo Balby, fotógrafo responsável pela coordenação das oficinas, destaca a importância de aproximar as novas gerações do universo fotográfico e de suas raízes históricas: ‘A oficina ‘Monóculo – Escola de Retratos’ não é apenas uma introdução à técnica fotográfica, mas uma viagem pela história dessa arte”, afirma o fotógrafo.

“Queremos que as crianças e adolescentes compreendam como a fotografia evoluiu, desde o uso do monóculo, uma engenhoca de vanguarda para sua época, até os smartphones modernos, que hoje são ferramentas práticas e acessíveis”, explica. “A ideia é que eles vejam a evolução e a importância da fotografia, entendendo que ela é mais do que capturar imagens, é uma forma de escrita com luz que tem se transformado ao longo dos anos”, ressalta Ricardo.

As oficinas oferecem uma oportunidade ímpar para que as novas gerações entrem em contato com a fotografia de maneira criativa e educativa, incentivando a preservação do patrimônio histórico e cultural por meio da arte de registrar o mundo ao seu redor.

FOTOS: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo