Programação diferente ocorreu na Fazenda Santa Rosa, nesta quinta-feira
A magia do Natal começou mais cedo para 20 crianças com deficiência de Manaus. Isto porque, nesta quinta-feira (12/12), a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) promoveu atividades rurais e de lazer com nova edição do Natal Inclusivo. A programação ocorreu na Fazenda Santa Rosa, localizada no município de Iranduba (distante 27 quilômetros da capital).
A escolha dos pequenos foi feita por meio de seleção, amplamente divulgada pelas redes sociais da Sejusc. Participaram do Natal Inclusivo dez crianças do projeto Amazonas Eficiente, dos centros de convivência Magdalena Arce Daou e Padre Pedro Vignola, e dez do público geral, que se inscreveram na iniciativa.
Nesta quinta-feira, as crianças tiveram a oportunidade de andar a cavalo, conhecer os animais da fazenda, como vaca, porco e peixe-boi, aprender um pouco mais sobre o setor primário e até mesmo visitar o Curupira.
De acordo com a secretária executiva da Pessoa com Deficiência, Lêda Maia, o Natal Inclusivo faz parte de uma série de ações que o Governo do Amazonas programou para a população PcD, no mês de dezembro. “Iniciamos com a entrega de 200 cadeiras de rodas, no Vasco Vasques, que faz parte de um projeto que vai tentar zerar a fila de espera do equipamento, que é distribuído pelo Governo do Estado do Amazonas. Além da garantia dos direitos, a gente quer proporcionar, também, momentos de lazer em família, como hoje, em parceria com a Fazenda Santa Rosa”, afirmou Lêda.
A secretária executiva conta que, para o Natal Inclusivo, a Sejusc se organizou para que todas as necessidades das crianças fossem atendidas. “A gente tem que ver tudo com muito carinho, desde a seleção, porque tem crianças que com seletividade alimentar, outras que fazem uso de medicação e, por conta disso, não podem ficar tanto tempo fora de casa. Então, tudo foi adaptado e, claro, contamos com um parceiro, a Fazenda Santa Rosa, que também está proporcionando várias atividades inclusivas, que todas as pessoas com deficiência podem participar”, detalhou.
Diversão em família
O Natal Inclusivo foi uma oportunidade para que 20 famílias experimentassem o dia a dia em uma fazenda. A autônoma Diana Castro aproveitou o passeio para criar memórias com a filha Maria Ísis, de 9 anos, portadora de Síndrome de Down.
“Está sendo maravilhoso, porque a gente passeia mais no shopping e nas praças. Aqui, a Ísis teve a oportunidade de conhecer os animais, andar a cavalo e conhecer os peixinhos de perto. Está sendo maravilhoso”, destacou Diana.
De acordo com ela, a pequena sempre amou animais – porém, é a primeira vez que Maria Ísis está tendo a oportunidade de interagir diretamente com os bichinhos. “A gente sempre vai para balneários, mas não com os animais”, completou a autônoma.
Quem também curtiu a visita à Fazenda Santa Rosa foi Ilziane Ferreira e as filhas gêmeas, Vitória e Izabella, 5. As pequenas convivem com o transtorno do espectro autista (TEA). “Para mim, está sendo maravilhoso. É a primeira vez que elas estão vindo e eu estou me sentindo muito feliz com isso. É uma alegria para elas e para mim também, creio que elas estão amando”, ressaltou Ilziane.
FOTOS: Ygson França/Sejusc