Mauazinho e Cidade Nova são os últimos bairros a receber as apresentações do ‘Natal Itinerante’
Os bairros Mauazinho e Cidade Nova serão os últimos bairros a receber as atrações do “Natal Itinerante” nesta quarta-feira (18/12) e sábado (21/12), respectivamente. O projeto é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e do Fundo de Promoção Social (FPS), em parceria com a Cia de teatro Metamorfose, que promove o show musical “A Noite Mágica dos Brinquedos”, compondo o calendário de programações do “Mundo Encantado do Natal 2024”.
Neste quarto ano de realização do projeto, o “Natal Itinerante” já visitou até agora os bairros Jorge Teixeira, Distrito Industrial I, e Colônia Antônio Aleixo, levando o encanto do natal através de apresentações, danças, brincadeiras e contação de histórias.
A programação do Mauazinho, na zona leste da cidade, acontece na quarta-feira (18/12), às 17h, no Campo do Vermelhão, com a participação da cantora Liah Oliveira. Enquanto o encerramento da programação será no sábado (21/12), no bairro Cidade Nova, às 8h, na Escola Estadual Ernesto Pinho Filho, zona norte da capital.
O musical
A Cia de Teatro Metamorfose é quem conduz as apresentações nos bairros, com novas participações especiais a cada visita. O grupo traz para o palco um espetáculo musical cheio de emoção, voltado para o público infantil, com a proposta de incentivar mais cuidado e empatia com o próximo.
A história de “A noite mágica dos brinquedos” se passa em uma casa, onde vivem vários brinquedos esquecidos por sua dona, uma criança chamada Laurinha. Na noite que precede o Natal, sua bonequinha de pano ganha vida, ela vai até o palhacinho de brinquedo e o acorda. Os dois olham pela janela e observam como as ruas estão enfeitadas e iluminadas.
A conversa deles é sobre como as crianças ultimamente tem deixado de lado seus brinquedos e optado por telas e jogos eletrônicos, esquecendo-se do lado lúdico da infância. Os brinquedos recebem a visita do Duende Dindon e da Mamãe Noel, que trazem uma nova esperança para eles e, por último, a presença do Bom Velhinho, com um desfecho que promete emocionar o público.
De acordo com Denis Carvalho, gerente do Setor de Eventos da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, a programação leva uma mensagem especial às pessoas que assistem.
“Com o Natal Itinerante, queremos tocar o coração do público onde quer que ele vá. Para transmitir uma mensagem importante: ajudar as crianças a equilibrar o uso de telas e valorizar o tempo para brincar”. A história é contada através de dois brinquedos, uma bonequinha de pano e um palhacinho, que mostram como o distanciamento das crianças com os brinquedos afeta a magia e a criatividade do brincar.
FOTOS: David Martins / Secretaria de Cultura e Economia Criativa