Uma nova plataforma digital passa a permitir que a população acompanhe, em tempo real, o funcionamento da rede estadual de saúde do Amazonas. Com foco em transparência, tecnologia e gestão baseada em dados, o governador Wilson Lima apresentou, nesta segunda-feira (26/01), o portal Saúde AM em Tempo Real, durante o evento Expo Saúde Amazonas: Tecnologia, Gestão e Resultados.
A ferramenta reúne informações atuali
zadas sobre atendimentos, fluxo de pacientes nas unidades e indicadores epidemiológicos, ampliando o acesso a dados do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado. O portal integra o programa Saúde AM Digital, que já utiliza recursos como Telessaúde e Inteligência Artificial para reduzir o tempo de espera, ampliar o acesso aos serviços e melhorar a comunicação com os usuários.
Por meio do endereço eletrônico saudeamemtemporeal.saude.am.gov.br, qualquer cidadão pode acessar painéis interativos, como o Mapa de Calor das unidades de urgência e emergência. O recurso utiliza cores para indicar a intensidade dos atendimentos em tempo real: verde para menor volume, azul para nível intermediário, laranja para situação de alerta e vermelho para alta demanda. Também estão disponíveis dados como número de atendimentos por dia, especialidades mais procuradas e tipos de serviços prestados.
O portal conta ainda com um módulo específico voltado aos atendimentos de vítimas de acidentes de trânsito, permitindo o monitoramento contínuo das ocorrências nas emergências. As informações podem subsidiar ações preventivas de órgãos de trânsito ao indicar áreas com maior incidência de acidentes, como colisões envolvendo motocicletas e atropelamentos.
“O cidadão poderá acompanhar, ao vivo, o mapa de atendimento de cada unidade de saúde, o número de vítimas de acidentes de trânsito, o perfil dos usuários e a capacidade instalada de cirurgias da rede. É uma ferramenta moderna e inédita na saúde do Amazonas, que nos permite monitorar e analisar o sistema em tempo real”, destacou a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud.
Outro destaque da plataforma é a divulgação de indicadores epidemiológicos produzidos pela Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), por meio do Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão do SUS (Cieges). Os dados permitem acompanhar o comportamento de doenças e agravos à saúde, contribuindo para respostas mais ágeis e eficientes do sistema.
O governador destacou a importância do Saúde AM em Tempo Real para dar mais agilidade e um melhor atendimento ao usuário da rede estadual.
“Colocamos esse portal à disposição da imprensa, dos órgãos de controle, do parlamento para que possam acompanhar em tempo real tudo que acontece na área da saúde. O cidadão também pode acompanhar. Essa ferramenta coloca o tempo de espera nas unidades de saúde. Isso é fundamental para o paciente na hora de tomar uma decisão sobre qual unidade ele deve procurar. Além de, naturalmente, acompanhar os números de atendimentos e os serviços que o Estado está fazendo”, destacou o governador.
Atendimentos
Até as 12h desta segunda-feira, o Saúde AM em Tempo Real registrava mais de 6,7 mil atendimentos realizados na rede estadual de saúde. As especialidades de clínica médica, pediatria e enfermagem concentraram a maior demanda.
Do total de atendimentos, cerca de 50% foram classificados como pouco urgentes. O tempo médio de espera na maioria das unidades foi de aproximadamente oito minutos. A plataforma também apontou que cerca de 50 pacientes vítimas de acidentes de trânsito deram entrada nas unidades de saúde durante a manhã.
*Com informações da Agência Amazonas



