Com inspiração nos parques de diversão infantis e em brinquedos vintage, árvore está sendo montada no Largo de São Sebastião

Muito aguardada pelas famílias amazonenses todos os anos, a ornamentação natalina do Largo de São Sebastião tem como grande destaque, neste ano, o conjunto cenográfico lúdico da grande “Árvore de Natal do Carrossel da Imaginação”, que já está sendo montado no local, a ser inaugurada no dia 1º de dezembro. A concepção é dos artistas Jander Lemos e Marcicley Reggo.

Com mais de 23 metros de altura, a “Árvore de Natal do Carrossel da Imaginação” é inspirada nos tradicionais parques de diversão infantis. A sua copa em forma de cone octogonal será composta por brinquedos clássicos/vintage, como pião, ioiô, cavalinho de madeira, boneca de pano, soldadinho de chumbo, aviãozinho, ursinho de pelúcia, entre outros, que evocarão memórias afetivas da infância de papais e mamães.

Para o público infantil, a intenção é que esses brinquedos, populares no passado, acendam a curiosidade e encantamento na busca por conhecê-los melhor, estimulando a interação entre amigos e familiares, levando muitos adultos a resgatar brincadeiras de sua época e apresentá-las às novas gerações. Ou seja, o complexo cênico é um convite para reviver os momentos simples e encantadores que marcaram o Natal de gerações.

“A árvore de Natal sempre é a peça central da ornamentação natalina do Largo de São Sebastião e, este ano, com a concepção da ‘Árvore de Natal do Carrossel da Imaginação’, ganha mais destaque ainda, convidando os manauaras a imergirem no espírito encantado do Natal”, afirma Candido Jeremias, secretário em exercício de Cultura e Economia Criativa.

Carrossel da Imaginação

A cena central será destacada pelo “Carrossel da Imaginação Infantil”, que adorna a gigantesca base de 13 metros de diâmetro e quatro metros de altura da árvore, com cores vibrantes, movimentos suaves dos clássicos cavalos e personagens, junto à estrutura cenográfica de elementos neoclássicos do período áureo de nossa história.

A ideia do carrossel na base da árvore é criar uma conexão única com o público, despertando lembranças das brincadeiras de suas infâncias. Cada elemento do cenário, aliás, foi cuidadosamente elaborado para remeter aos brinquedos que, além de simbolizarem a diversão e o lazer, também representam os laços afetivos construídos em família.

A proposta é valorizar os pequenos momentos de felicidade cotidiana, especialmente durante a época de Natal, quando as emoções estão afloradas e o espírito de união e amor se faz mais presente.

“O impacto é muito bom em termos de qualidade e de visual. A cenografia está maravilhosa”, destaca Jander Lemos, ao enfatizar o conjunto cenográfico totalmente diferente de todos os anos, baseado nos brinquedos vintage. “Eu não tenho dúvidas que este ano vai ser o ápice do grande Natal do século”, completa o artista, que é um dos autores do projeto.

Outra novidade da Árvore de Natal deste ano será a instalação de um Palco Temático integrado à parte frontal da árvore, onde serão apresentadas as cantatas natalinas, dentre outras apresentações artísticas planejadas pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, especialmente roteirizadas para o público infanto-juvenil e família. O palco terá as mesmas características cenográficas e estéticas de todo o conjunto, visando manter a imersão e experiência sensorial dos visitantes.

FOTOS: David Martins / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo