Os eventos são para todos os gostos e públicos nos espaços mantidos pelo Governo do Amazonas. Confira
O agendão cultural deste fim de semana (18 a 20/10) oferece uma programação cultural repleta de atrações para todos os gostos, nos espaços mantidos pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A programação inclui concerto inédito de violão, espetáculo voltado para o público infantil e infantojuvenil, além de uma feira de economia criativa e exibição de curta-metragem.
A partir desta sexta-feira (18/10) até dia 29 de outubro, o Palácio da Justiça receberá, de 9h às 15h, a exposição fotográfica “Capuchinhos na Amazônia – 110 anos anunciando o reino de Deus (1909 a 2024)”, sob curadoria de Selma Carvalho. As fotografias que compõem a exposição pertencem aos fotógrafos: Frei Dimitri Corrêa, Frei Raul Falcon, Frei Dauson Gabriel. A entrada é gratuita.
Mais de um século depois, o testemunho dos Frades Menores Capuchinhos continua vivo e pulsante. As fotografias, registradas pelos próprios frades revelam momentos singulares de fé, sacrifício e dedicação e a continuidade dessa missão nos dias de hoje.
Orquestra de Violões
Também nesta sexta-feira (18/10), às 20h, o Teatro Amazonas recebe o concerto inédito da Orquestra de Violões do Amazonas (Ovam) com a pianista gaúcha Carla Ruaro, protagonista do projeto “Um piano na Amazônia – A grande expedição”. A formação musical “piano e violões”, dividindo o mesmo palco, representa um diferencial do concerto, sob a regência de Davi Nunes. Ingressos à venda no www.shopingressos.com.br e na bilheteria do Teatro Amazonas. Para plateia e frisas, R$10 e, nos demais lugares, a entrada é gratuita, por ordem de chegada.
Sarau Literário
Neste sábado (19/10), de 8h às 11h, um Sarau Literário – Clube da Madrugada chega até o Auditório Coronel Pedro Henrique Cordeiro Júnior, situado nas dependências do Palacete Provincial. O evento é realizado pelo Colégio Planeta Evolução com o objetivo de contribuir para que os alunos conheçam e utilizem elementos constitutivos da linguagem de forma reflexiva e funcional. O Sarau Literário é um projeto que visa resgatar a cultura de contar e ouvir histórias, despertar o gosto pela leitura, envolvendo a comunidade escolar interna e externa para ouvir boa leitura, escutar músicas e apreciar belas histórias. Entrada gratuita.
Espetáculo infantil
O Teatro da Instalação, rua Frei José dos Inocentes, Centro, recebe neste sábado (19/10), o espetáculo teatral infantil “Contos e Encantos”, conduzido pelos alunos do 1° ao 4° ano do maternal do Centro Educacional Aprendiz. As apresentações acontecem em duas sessões, sendo a primeira sessão às 15h30, e a segunda às 18h30. Com classificação livre e entrada gratuita.
Curta-metragem
O curta-metragem “Nosso Mundo”, dirigido e produzido por J. Juliano, será lançado neste sábado (19/10), no Cineteatro Guarany, avenida Sete de Setembro, ao lado do Palácio Rio Negro, Centro. O projeto, contemplado pela Lei Paulo Gustavo 2023, terá duas sessões gratuitas, às 18h30 e 19h, com classificação livre.
Com 9 minutos e 10 segundos de duração, o curta apresenta a história de Bia e Samuel, dois jovens que refletem sobre o perigo da poluição plástica no planeta. A narrativa conduz o público a uma profunda reflexão sobre o impacto desse problema ambiental e suas consequências, especialmente na perspectiva de Bia, cuja visão de mundo é transformada pelo debate.
Silêncio digital
O Centro Cultural Palácio da Justiça, apresenta, neste sábado (19/10) um espetáculo especial inovador: Des.Conectar – Silêncio digital, inspiração real. O público é convidado a deixar seus celulares do lado de fora da sala do concerto e mergulhar em uma experiência guiada pela música de Marcelo de Jesus, renomado pianista. Entrada gratuita e classificação etária de 10 anos.
Feira Criativa
Em Parintins, neste sábado (19/10), de 15h30 às 21h, a Feira de Economia Criativa Povos Criativos realiza mais uma edição trazendo muita gastronomia, atrações musicais, karaokê, economia criativa e muita arte para o público local. A feira acontece no Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro – Unidade Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus), no Bumbódromo. Entrada gratuita.
Semana do Livro e da Biblioteca
A programação da Semana do Livro e da Biblioteca segue com a programação neste sábado (19/10), das 9h às 15h e, no domingo (20/10), das 9h às 13h, com a mostra bibliográfica “Manaus: Patrimônio e Memória da Belle Époque”, na Biblioteca Pública do Amazonas. A mostra, que ficará em exibição no espaço até 31 de outubro, faz uma imersão na rica história da cidade, em comemoração aos 344 anos de Manaus. Com entrada franca.
Espetáculos
Neste sábado e no domingo (19 e 20/10), o Teatro Amazonas será palco do espetáculo “De Menino a Maestro”, obra que foi inspirada na trajetória do renomado maestro amazonense Claudio Santoro. Com quatro récitas, o público poderá assistir a uma emocionante homenagem à vida e ao legado do artista. A entrada é gratuita, com classificação livre, e as apresentações ocorrerão nos seguintes horários: no dia 19, às 20h, e no dia 20, às 18h e 20h.
No domingo (20/10), de 10h às 11h, o Centro Cultural Palácio da Justiça será palco para a apresentação “Melodias do imaginário: conectando crianças à magia das artes”, com o renomado Marcelo de Jesus ao piano. Com classificação livre e entrada gratuita.
Ainda no domingo (20/10), de 9h às 16h, o Museu de Numismática Bernardo Ramos, situado nas dependências do Palacete Provincial receberá o “Encontro da Sociedade Numismática Amazonense”. O evento visa difundir a cultura numismática, além de reunir colecionadores e especialistas do ramo, com classificação livre e entrada gratuita.
Endereços:
Teatro Amazonas – Largo de São Sebastião – Centro;
Teatro da Instalação – Rua Frei José dos Inocentes, Centro;
Palacete Provincial – Praça Heliodoro Balbi, s/n, Centro;
Centro Cultural Palácio da Justiça – Avenida Eduardo Ribeiro, 901, Centro;
Cineteatro Guarany – Vila Ninita, Avenida Sete de Setembro, Centro (anexo ao Palácio Rio Negro);
Centro Cultural de Parintins – Bumbódromo – Avenida Nações Unidas, s/nº, Centro, Parintins/AM.
Fotos: Secretaria de Cultura e Economia Criativa/Arquivo