O termo de cooperação técnica trará inovação tecnológica, promoverá pesquisas e beneficiará a sociedade amazonense

Nesta terça-feira (19/11), a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) assinaram um termo de cooperação técnica, com o objetivo de promover uma colaboração mútua entre as instituições. A parceria visa o desenvolvimento de novas tecnologias para a Polícia Civil e o fornecimento de dados para apoiar as pesquisas da UEA.

A assinatura aconteceu na sede da Delegacia Geral (DG), localizada no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus. Estiveram presentes o delegado-geral da PC-AM, Bruno Fraga; o diretor do Departamento de Planejamento (Deplan), delegado Heron Muneyme; o reitor da UEA, André Luiz Nunes Zogahib; e o pró-reitor de Planejamento da UEA, Isaque Sousa.

Na ocasião, o delegado-geral Bruno Fraga destacou a importância do termo de cooperação técnica entre as instituições, que proporcionará soluções para o dia a dia da atuação da Polícia Civil do Amazonas.

“Desde já, agradeço ao reitor da UEA, André Zogahib, por essa parceria. Vamos desenvolver projetos que beneficiarão nossas delegacias especializadas e, também, contribuirão para o desenvolvimento de tecnologias que permitirão uma atuação ainda mais eficiente dos nossos policiais”, salientou Fraga.

Conforme o delegado Heron Muneyme, pela primeira vez na história, foi possível implementar um acordo de tamanha importância. Acredita-se firmemente que esse acordo pode trazer inovação tecnológica, promover pesquisas e, principalmente, beneficiar a sociedade amazonense.

“Com este acordo de cooperação técnica, as duas instituições poderão, agora, compartilhar informações, algo que não vinha sendo realizado anteriormente. Com isso, a Polícia Civil poderá contar com inovações tecnológicas da UEA, e a universidade do Estado poderá acessar dados relevantes para realizar levantamentos criminais e estatísticas sobre a segurança pública no Amazonas”, enfatizou Heron Muneyme.

O reitor da UEA, André Zogahib, destacou que esse acordo é uma oportunidade para que se tenha, de fato, condição de desenvolver pesquisa e de cumprir com a missão constitutiva da universidade, que é servir à sociedade.

“Dessa forma, estamos alinhados com a Polícia Civil e a Secretaria de Segurança para desenvolver tecnologias que atendam às necessidades da Polícia Civil no campo da investigação, bem como da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e de toda a estrutura que compõe o sistema de segurança. Isso é um reflexo do que temos desenvolvido em termos de pesquisa no nosso mestrado em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos”, afirmou o reitor.

FOTOS: Daniel Brito/UEA.

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo