Cinco embarcações usadas na extração clandestina de ouro foram apreendidas na região de Iranduba. (Fotos: PF/Divulgação)

Uma ação integrada de combate ao garimpo ilegal resultou na apreensão de cinco embarcações utilizadas na extração clandestina de ouro no Rio Negro, na região de Iranduba, na Região Metropolitana de Manaus.

A operação, batizada de Operação Yacumama, foi deflagrada na quinta-feira (12/2) pela Polícia Federal, com apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Delegacia Fluvial da Polícia Civil do Amazonas (DEFLU/PC-AM) e do Batalhão de Policiamento Ambiental da Polícia Militar do Amazonas (BPAmb/PMAM).

Durante a fiscalização, foram apreendidos um empurrador e uma draga em pleno funcionamento, além de outras quatro embarcações localizadas em um estaleiro clandestino. Segundo as autoridades, os equipamentos estavam em processo de reforma para retomar as atividades ilegais.

O garimpo ilegal provoca impactos ambientais severos, especialmente pela contaminação dos rios por substâncias tóxicas, além de configurar crime de usurpação de bens da União.

As investigações continuam para identificar os responsáveis pela atividade criminosa.

*Com informações da Polícia Federal

Notícias relacionadas

Acessar o conteúdo