Uma operação da Polícia Civil do Amazonas resultou na apreensão de 158 quilos de pasta base de cocaína, nesta quinta-feira (22), escondidos dentro da câmara frigorífica de uma embarcação de grande porte. A droga saiu de São Paulo de Olivença com destino a Manaus e está avaliada em cerca de R$ 12 milhões.
A ação foi conduzida pelo Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO). Quatro homens foram presos em flagrante, incluindo o proprietário do barco.
“O que nos chamou atenção foi que a embarcação desse porte vinha com apenas 20 passageiros, apesar da capacidade para 500. Durante a revista, encontramos a câmara frigorífica onde estava ocultada a droga”, explicou o delegado Thomaz Vasconcelos Dias, titular da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD).
Além da carga ilícita, foram apreendidos R$ 15 mil em espécie, duas motocicletas e a própria embarcação. Dois dos detidos já tinham antecedentes por tráfico de drogas.
“Mais um baque para as organizações que utilizam essa rota do Alto Solimões pra tentar escoar essa droga para a capital e posteriormente levar essa droga para outros países e outros estados do país”, afirmou o delegado-geral Bruno Fraga.
Os quatro suspeitos foram encaminhados à audiência de custódia e seguem à disposição da Justiça. A Polícia Civil mantém as investigações para rastrear a origem da droga e desarticular toda a rede criminosa envolvida.
*Com informações da repórter Ramilly Vieira



