Atividade foi programada em alusão ao mês que reforça a prevenção e o combate contra as hepatites virais

O programa do Governo do Amazonas, RespirAR, realizou nesta sexta-feira (28/07), uma palestra sobre conscientização e prevenção aos riscos das hepatites virais. A atividade aconteceu em parceria da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) e a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), realizado no núcleo da Vila Olímpica de Manaus, onde os pacientes e colaboradores presentes puderam dialogar e compartilhar questões relacionadas à doença.

“Palestras como essas, são de suma importância para compartilhar e potencializar informações sobre a causa. É determinação do governador Wilson Lima que esse tipo de atividade faça parte do trabalho desenvolvido pelo Programa RespirAR, onde fortalecemos a saúde e conscientizamos os pacientes”, ressaltou Jorge Oliveira, titular da Sedel.

A palestra teve como principal missão esclarecer sobre os cinco tipos de vírus A, B, C, D e E, além de destacar a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado da doença. Durante a atividade foram disponibilizadas testagens rápidas para detecção de hepatites B e C, sífilis e HIV/Aids, por meio da SES-AM.

Com o caso da doença na família, a paciente Marli Farias ressaltou que o tema da palestra foi de suma importância para esclarecimento a respeito do assunto. “Meu filho com apenas 15 anos, adquiriu a doença, na época sabia pouco sobre o que era hepatite, hoje ele está totalmente recuperado. Acredito que todo conhecimento é válido e principalmente serve de alerta sobre a doença”, comentou.

A atividade reforçou as medidas de prevenção, que incluem em: lavar as mãos e alimentos, ingerir água limpa para prevenir casos de hepatite A; ter cuidado no manuseio de instrumentos cortantes, usar individualmente seus próprios objetos de higiene, utilizar preservativo nas relações sexuais para a prevenção das hepatites B, C e D.

“A palestra realizada com os pacientes e colaboradores do RespirAR foi de suma importância, principalmente para o conhecimento sobre a doença, precisamos falar e saber como se previne e quais os tratamentos devidos. Agradecemos ao governador Wilson Lima, por nos proporcionar a oportunidade de divulgar essas informações a todos”, ressaltou Rebeca Silva, palestrante e enfermeira do programa.

FOTOS: Mauro Neto / Sedel

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo