Pesquisa auxilia os produtores de energia elétrica através de um Algoritmo Inteligente.
Manoel Azevedo, professor do curso de Engenharia da Computação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) ganhou o Prêmio Nacional da Academia de Ciências de Cuba, por seus resultados pela investigação científica “Contribuições para a otimização da qualidade de energia em sistemas elétricos de distribuição primária”. O prêmio foi concedido pelo Centro de Estudios Electro Energeticos da Universidad Central “Marta Abreu” de Las Villas (CEEUCLV), de Cuba.
O professor explica que, com os resultados da pesquisa, é possível resolver problemas de produtoras de energia, com desenvolvimento de um algoritmo inteligente, que permite verificar e analisar qual seria o melhor banco de capacitores ou filtro e a melhor posição de se colocar em consumidores de média tensão.
“A pesquisa se baseia no desenvolvimento de um sistema utilizando técnicas de inteligência computacional [algoritmos genéticos (AG)] para a otimização multiobjetivo da Compensação da Potência Reativa [CPR] em redes elétricas de distribuição capaz de localizar e dimensionar de forma ótima as unidades de compensação necessárias [capacitores e/ou filtros de harmônicos passivos] para obter os melhores benefícios econômicos e a manutenção dos índices de qualidade da energia elétrica [QEE] estabelecidos pelas normas brasileiras”.
Segundo ele, essa é uma conquista da UEA. “O Centro de Estudos Energéticos avalia os melhores artigos na área e relevantes para a ciência como um todo e contribuição para o bom desenvolvimento da Ciência. Essa pesquisa é parte de uma série de vários artigos que elaboramos e foram submetidos à Revistas A2 e congressos em Cuba. Um dos Congressos de Cuba foi o Altae, de notação Internacional”, salientou.
O professor ressalta a participação de Ignacio Perez Abril (Cuba) e Jandecy Cabral Leite (Brasil), que também assinam a autoria do artigo.
FOTO: DIVULGAÇÃO/ARQUIVO PESSOAL