Nesta segunda-feira (15/07), o programa ‘Dermato Saúde Amazonas’ segue para Borba, na calha do rio Madeira.

O programa ‘Dermato Saúde Amazonas’, da Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), esteve em São Gabriel da Cachoeira (852 Km de Manaus), prestando atendimento especializado em dermatologia à população, além de treinar profissionais de saúde do município. Na segunda-feira (15/07), o programa ‘Dermato Saúde Amazonas’ segue para Borba, na calha do rio Madeira.

Ao todo, conforme o cronograma, 12 municípios receberão os atendimentos do programa este ano. Na segunda-feira (15/07), o programa ‘Dermato Saúde Amazonas’ segue para Borba, na calha do rio Madeira.

Em São Gabriel da Cachoeira, que foi a quinta cidade visitada pela equipe da Fuham em 2024, as atividades terminaram na sexta-feira (12/07), com a oferta de atendimentos em triagem, consultas e exames dermatológicos, além de distribuição de medicação indicada pelos especialistas.

A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, destaca que o programa leva atendimentos especializados para a população do interior, fortalecendo e melhorando o Sistema Único de Saúde (SUS) no Amazonas. “É uma ação que integra os esforços que vêm sendo empreendidos pelo Governo do Estado, por meio do Programa Saúde Amazonas, para ampliação dos serviços da rede na capital e interior. Com esse programa, o atendimento especializado dos profissionais da Fuham ganha alcance ainda maior”, ressaltou.
O diretor-presidente da Fuham, Carlos Chirano, explicou que em municípios com maior estrutura hospitalar, a equipe, formada por técnicos, enfermeiros e dermatologistas, realiza também cirurgias dermatológicas, como a retirada de lesões de câncer de pele.

“Toda a estrutura vem junto com a equipe, para que a gente possa fazer um atendimento completo, desde a triagem, avaliação, preliminar, assistência e o treinamento da equipe local. Isso é importante porque garante o treinamento, capacitação às equipes para que possam se tornar autossuficientes no cuidado com essas doenças”, afirma Chirano.

Segundo o diretor da Fuham, de março até julho deste ano, foram visitados os municípios de Careiro da Várzea, Nova Olinda do Norte, Silves, São Sebastião do Uatumã e, agora, São Gabriel. Ele informou que, seguindo o calendário, os próximos municípios que receberão o programa são: Borba, Santa Isabel do Rio Negro, Fonte Boa, Eirunepé, Envira e Benjamin Constant.

Atendimentos
Este ano, os dados preliminares mostram que foram realizados 943 exames e 449 consultas em São Sebastião do Uatumã; 656 exames dermatológicos e 171 consultas em Silves; 1.061 exames e 371 consultas dermatológicas em Nova Olinda do Norte; 500 consultas dermatológicas em Careiro da Várzea.

A coordenadora do Programa Estadual de Combate à Hanseníase, epidemiologista Valderiza Pedrosa, frisa a importância do ‘Dermato Saúde Amazonas’ nos municípios. “É importante porque é realizado em conjunto com a equipe do município”, resumiu.

Segundo Valderiza, o trabalho abrange exames da população, tanto na área urbana quanto na rural dos municípios, onde são detectadas doenças dermatológicas em pacientes que não tiveram oportunidade de ter um diagnóstico, especialmente porque é difícil o deslocamento para cidades onde há atendimento especializado.
Dentre essas doenças detectadas, estão o câncer de pele, hanseníase, e micoses cutâneas profundas.
Iniciado em 2023, o programa ‘Dermato Saúde Amazonas’ tem o objetivo de dar atenção a casos de doenças dermatológicas negligenciadas, como hanseníase, leishmaniose, câncer de pele e micoses.

Fotos: Raquel Serique (Fuham)

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo