Neste ano, o sistema prisional do Amazonas teve um número recorde de participantes no certame

Reeducandos da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) obtiveram excelente pontuação no 5° Concurso de Redação da Defensoria Pública da União (DPU), cujo tema foi “Defender direitos, evitar desastres: como o acesso à Justiça contribui para o desenvolvimento sustentável”.

Neste ano, o sistema prisional do Amazonas teve um número recorde de participantes no certame, 255 inscritos entre apenados e servidores da capital e do interior. Desse total, 247 são de internos. Há dois anos, o concurso foi aberto ao público carcerário. Em 2017, foram 82 inscritos, e, no ano passado, 74.

Gilmar Graciano Alves Pimentel Júnior e Alexandre dos Santos Souza, ambos da primeira fase do Ensino Médio da Educação para Jovens e Adultos (EJA), ficaram em 1° e 2° lugares, respectivamente, com pontuação acima de 99. Adriano Pereira dos Passos, da fase Fundamental do EJA, ficou em 3° lugar, com 97,36 pontos. Todos são reeducandos da Unidade Prisional do Puraquequara (UPP).

Preparação – A professora Ivani Paiva da Silva, da Escola Estadual Giovanni Figliuolo, que fica dentro das unidades prisionais, falou da preparação dos reeducandos para esse concurso. “A preparação é baseada nos conteúdos que temos. A Coordenadoria orienta a direção da escola a nos oferecer material para dar ênfase nas aulas de redação. A partir daí, usamos temas atuais já utilizados”.

O bom resultado se reflete em outras provas e traz contentamento para a professora. “Eu vejo esse resultado com grande satisfação, os alunos que estão matriculados na escola, sempre dão bons resultados também no Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem/PPL)”, pontuou Ivani.

Premiação – Os três servidores com melhor pontuação ganharão uma câmera digital e os três melhores colocados da categoria reeducandos do sistema prisional, um alto-falante. Além disso, todos os internos participantes do certame receberão o Certificado de Participação assinado pela DPU e pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen) do Governo Federal, atestando 12 horas de atividades de leitura e escrita para fins de remição de pena.

A lista com o resultado pode ser conferida no endereço eletrônico https://concursoderedacao.dpu.def.br/assets2/concursos/5concurso/resultado_final.pdf

FOTO: DIVULGAÇÃO/SEAP

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo