O objetivo do encontro é elaborar um documento orientador sobre o tema para as escolas do estado

Representantes da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar participaram, na quinta-feira (13/06), da primeira “Jornada sobre Inclusão Escolar: Estratégias e Desafios para o Acesso, Permanência e Aprendizado de Estudantes da Educação Especial”, promovida pelo Conselho Estadual de Educação do Amazonas (CEE/AM).
O evento aconteceu, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM), na zona centro-sul de Manaus.
O objetivo da jornada é formular um documento, que servirá como fonte de informação e referência sobre inclusão escolar, tanto para escolas públicas, quanto para privadas.
O primeiro encontro reuniu diversos representantes de entidades do setor educacional, incluindo a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar e a Secretaria Municipal da Educação (Semed), além de ter contado com a participação de especialistas em inclusão escolar.
De acordo com a presidente da Comissão de Inclusão do CEE/AM, Elaine Saldanha, houve um aumento no número de crianças que necessitam de atendimento educacional especial nas escolas, e os gestores e professores precisam ter acesso a informações e esclarecimentos de forma sempre atualizada.
“Estamos construindo, por meio dessa comissão, um documento orientador para que as escolas possam se espelhar e possam ter como consultar, e como fonte de informação adequada, para que elas realizem as suas políticas de inclusão escolar”, afirmou.
Segundo ela, a iniciativa deve contar com mais três ou quatro jornadas, para que seja organizada uma audiência pública e, assim, elaborado um documento final, que será apresentado ao Ministério Público do Amazonas (MPAM) e ao Juizado da Infância e da Adolescência.
De acordo com a gerente de Atendimento Educacional Especial da Secretaria de Educação, Hellen Prata, as jornadas são relevantes, uma vez que representam uma mobilização de entidades da educação para discutir as necessidades dos estudantes com deficiência.
“Estamos aqui reunidos com o propósito de tratarmos da inclusão dos nossos estudantes. Na verdade, é um alinhamento entre o sindicato da rede particular, e as redes estadual e municipais, com o intuito maior de atender os nossos alunos com mais atenção”, disse.
Para a secretária executiva do CEE/AM, Hortência Macedo, lidar com a diversidade dos estudantes em sala de aula é um trabalho difícil, que exige auxílio, para que os docentes possam garantir que todas as diferenças e particularidades sejam respeitadas.

Diversidade
“Esse documento irá auxiliar o professor nas aulas. A diversidade de alunos exige uma diversidade de métodos, técnicas e recursos, e isso vai, de certa forma, exigir que o professor tenha o domínio de muitos assuntos e que utilize esses recursos ao mesmo tempo”, informou.
Participaram do evento, ainda, representantes do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas (Sinepe-AM), do Conselho Municipal de Educação (CME), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e das comissões de educação da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) e da Câmara Municipal de Manaus (CMM).
Os palestrantes convidados foram o neurologista infantil Jair Luiz Moraes, a fonoaudióloga e diretora técnica da Sensu Speciale, Carolina Kwee, a pedagoga e doutoranda em Educação, Maria Regina Oliveira Tiradentes, e a especialista em educação especial, educação inclusiva e letramento, Maria Regina Oliveira Tiradentes.

FOTOS: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

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