Vinte e um internos da Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), localizado no ramal Bela Vista, receberam capacitação profissional em Pintura Predial. A cerimônia de entrega dos certificados foi realizada nesta sexta-feira (13/03) pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) em parceria com a empresa de cogestão Umanizzare Gestão Prisional.

Esse é o primeiro curso profissionalizante realizado neste ano dentro da unidade. Diante dos internos, o secretário-executivo adjunto da Seap, coronel André Luiz Barros Gioia, falou dos desafios da atual gestão em fazer um sistema prisional diferenciado. “É gratificante ver uma turma com 21 formandos. Espero que façam uma nova história aqui dentro e, principalmente, quando saírem daqui”, afirmou.

Durante as aulas, que tiveram uma carga horária de 160 horas, os reeducandos aprenderam a analisar e preparar superfícies internas e externas de edificações, combinar materiais, aplicar tintas e produtos similares em superfícies, a calcular a quantidade de materiais e equipamentos a serem utilizados no serviço, dentre outros.

O professor Luiz Carlos Marques conta que o grupo realizou a reforma e pintura da quadra de esportes e de uma galeria como parte das aulas práticas. “Eles absorveram muito aprendizado durante o curso. Cada um deu suporte ao outro”, disse.

Seleção – O diretor da UPP, Robert Barreto, informou que a unidade está com vagas abertas para os internos que desejarem participar do projeto de ressocialização “Trabalhando a Liberdade”, que dá direito à redução de um dia da pena a cada três dias trabalhados. “Estamos satisfeitos com o empenho de todos. Estamos investindo em vocês para que possam mudar de vida quando saírem daqui”, falou Barreto.

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo