Pular para o conteúdo

Mais uma vez a Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) marca presença nas ações do “Muda Manaus”, que tem como objetivo diminuir índices de vulnerabilidade social levando serviços básicos à população. Desta vez, em sua terceira edição, o programa está contemplando o bairro Monte das Oliveiras, na zona norte da capital, com atendimento na Escola Estadual Ernesto Pinho Filho. As ações no bairro, onde residem mais de 45 mil pessoas, iniciaram na tarde de quinta-feira (05/03) e se estendem até neste sábado (07/03). Nos dois dias do evento, a Seas realizou mais de 3 mil atendimentos.

No decorrer das atividades desta sexta-feira (06/03), uma gama de pessoas da comunidade e adjacências procurou a sala onde estão concentrados os serviços da Seas, no “Muda Manaus”, para obter informações sobre programas, projetos e serviços como Cadastro Único do Programa Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Jovem Aprendiz.

A dona de casa Maria Ivone Gomes de Lima, 62 anos, com oito anos de registro profissional na Carteira do Trabalhou, está impedida de se aposentar porque teria que ter pelo menos 15 anos de contribuição como doméstica. Diante desse impedimento, vai ter que esperar chegar aos 65 anos para se aposentar por idade. Procurou os serviços da Seas para se inscrever no Cadastro Único do BPC, já que se sente impedida de trabalhar por sentir muitas dores no corpo. Também está atrás do Bolsa Família para uma neta que cria.

Karina Larissa Paes, 21 anos, mãe de dois filhos menores e grávida de oito meses, está em busca de aposentar outro filho, que sofre de uma deficiência física que o impede de sentar e andar. A mãe disse que procurou o “Muda Manaus” para tentar encontrar uma solução para o filho. “Fui tentar escrevê-lo no Bolsa Família, mas se ele for contemplado perde a aposentadoria, então prefiro aposentá-lo”, admitiu.

Palestras – Os técnicos da Seas estão realizando também palestras de orientação coletiva à população sobre programas, projetos e serviços da Assistência Social no território, bem como, critérios e formas de acesso, além de oficinas de sensibilização da população sobre o enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e o combate ao trabalho infantil.

O casal Jefferson Ribeiro, 24 anos, e Vanderlucie Santos, 24 anos, levaram os três filhos menores para um momento de recreação no espaço da Seas, onde as crianças assistiram filmes, pintaram, brincaram. Enquanto isso, os pais tiraram dúvidas sobre o Bolsa Família. “Os três estão cadastrados no programa e só recebo R$ 82, estou pedido revisão”, disse a mãe, informando que o marido está desempregado, vivendo de ‘bicos’.

Balanço – Ao fazer um balanço das ações realizadas nos dois dias do evento, a secretária titular da Seas, Márcia Sahdo, disse que a terceira edição do “Muda Manaus” demonstra que o programa veio para ficar e que realmente atende um anseio da população. Na opinião da secretária, os números de atendimentos/participação nas oficinas mostram essa realidade, quando foram realizados um total de 1.622 atendimentos no primeiro dia do evento (05), e 1.933 atendimentos nesta sexta-feira (06), totalizando 3.555 atendimentos realizados pela Seas.

A terceira edição do programa “Muda Manaus”, foi aberta na noite de quinta-feira (05/03) pelo governador Wilson Lima, acompanhados dos secretários de Estado, políticos e a população do Monte das Oliveiras. Ao todo, 22 órgãos da administração estadual estão oferecendo serviços nas sete áreas de atuação do programa: Educação, Esporte e Lazer; Emprego e Renda; Infraestrutura, Habitação e Saneamento Urbano; Justiça, Cidadania, Cultura e Assistência Social; Saúde e Assistência Familiar; Segurança e Ordem Pública e Meio Ambiente e Produção Rural.

FOTOS: TÁCIO MELO/SECOM

Notícias relacionadas