Ações na zona rural de Manaus alcançarão, aproximadamente, 500 estudantes que sofrem os impactos causados pela estiagem

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, em mais uma ação da Operação Estiagem 2024, garantiu a entrega de mais kits do “Merenda em Casa” para os alunos da zona rural de Manaus. Em mais uma entrega, a ação contemplou os estudantes da Escola Estadual (EE) São Luiz de Gonzaga, na zona oeste da capital, que atende 18 comunidades rurais por meio do Ensino Mediado por Tecnologia no turno noturno.

Com a seca dos rios, aproximadamente 500 estudantes, de 20 escolas estaduais da zona rural, estão tendo dificuldades de acesso às unidades escolares. Os kits “Merenda em Casa” são entregues às famílias dos alunos em suas casas, ou em pontos estratégicos próximos de suas residências. Aproximadamente quatro toneladas de alimentos serão distribuídas, conforme cronograma definido pela Secretaria de Educação.

De acordo com a secretária executiva adjunta da capital, Edilene Pinheiro, a Secretaria de Educação, enquanto centro da instituição de ensino, está utilizando estratégias para que nenhum estudante da rede estadual seja prejudicado. Para isso, a secretaria faz a entrega dos kits “Merenda em Casa” durante o período da estiagem e realiza o “Aula em Casa”, projeto prioritário que visa dar seguimento ao ano letivo.

“Nós, enquanto Secretaria de Educação do Estado, estamos tendo todo esse cuidado de atender com os itens que compõem a merenda escolar o kit para os nossos alunos”, ressaltou a secretária.

Merenda em todas as Casas

Na quinta-feira (10/10), a entrega foi voltada, exclusivamente, para os estudantes das comunidades ribeirinhas próximas ao Rio Negro que fixam residência em Manaus durante o período da estiagem.

De acordo com a diretora escolar da EE São Luiz de Gonzaga, Sheila Carioca, o apoio dos professores que têm moradia nessas comunidades foi fundamental para realizar o levantamento desses estudantes e garantir que todos os alunos da rede fossem contemplados.

“Eles (os alunos) sabem da importância que tem essa merenda em casa. São alunos que, mesmo nesse período da estiagem com as aulas no remoto, estão sendo assistidos”, explicou a diretora.
Para o morador da comunidade São Francisco do Igarapé do Chita, Cleodon Chaves, e sua esposa, Francisca Silva, uma das estudantes que recebeu o kit alimentar, o sentimento é de imensa gratidão. Segundo ele, com a grande seca, o caminho até as escolas é muito extenso e as entregas poupam o tempo de viagem.

“É de coração que eu digo, vem em boa hora essa cestinha. É pequena, mas nos alimenta e alimenta todos nós, nos agrada e agrada toda nossa comunidade”, finalizou Cleodon.

Interior

Até esta sexta-feira (11/10), mais de 4,3 mil alunos de 20 municípios do interior do Amazonas foram impactados pela seca dos rios e impossibilitados de irem às escolas. Até o momento, já foram entregues mais de 1,2 mil kits do “Merenda em Casa” e “Aula em Casa” nos municípios de Manacapuru, Autazes e Jutaí.

FOTOS: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo