Novidades foram anunciadas durante a reunião plenária da Comissão Estadual de Zoneamento Ecológico-Econômico

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) recebeu, nesta terça-feira (16/07), um repasse de R$ 1 milhão da Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (Sect) para a atualização da Sub-região do Purus do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE), no sul do Amazonas, durante a reunião plenária dos membros natos da Comissão Estadual do Zoneamento Ecológico-Econômico (Cezee/AM), realizada na Avenida Urucará, bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus.

De acordo com o chefe do departamento de Diversificação Econômica, Sandro Amazonas, o encontro teve como objetivo atualizar o andamento do ZEE no estado, sendo esta a primeira reunião do Cezee/AM em 2024. Ele destacou que o repasse desses recursos será crucial para o avanço dos trabalhos.

“Estamos atualizando o Zoneamento Ecológico-Econômico, com foco na sub-região do Purus, no sul do estado do Amazonas. Este processo já havia sido iniciado em 2011, porém não foi homologado na época. Agora, devido ao prazo de dez anos, é necessário realizar uma atualização e garantir sua homologação até janeiro de 2026”, explica Sandro.

O secretário-executivo adjunto de Regularização Fundiária da Sect, Lucas Macedo, explicou que o objetivo da secretaria é contribuir com desenvolvimento sustentável da região. “A Sect, por meio da secretária Renata Queiroz, está colaborando com a atualização do andamento do zoneamento da sub-região do Purus, com o trabalho de regularização fundiária nessa região do sul do Amazonas”.

A superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Amazonas (Mapa/AM), Dionísia Campos, destacou que o Mapa está focado no desenvolvimento de cadeias produtivas por meio das indicações geográficas e marcas coletivas. Segundo ela, a missão é combater a fome e promover o desenvolvimento econômico do estado, gerando riqueza para a população.

“Acabamos de entregar a indicação geográfica do açaí de Codajás e esperamos, muito em breve, entregar a indicação dos queijos de Autazes. Tradicionalmente, todos conhecem o abacaxi de Novo Remanso. Temos peixes ornamentais do Alto Rio Negro e culturas como café, cacau e a farinha de Uarini, que também é uma indicação que estamos trabalhando para desenvolver. Nosso objetivo é fomentar a agricultura e a pecuária do nosso estado, fortalecendo a economia e manter a nossa população vivendo do seu trabalho”, destaca.

Durante a reunião, foram apresentados os novos membros da Comissão. Desde 2021, foram realizadas quatro reuniões ordinárias por ano, além de três reuniões extraordinárias, que contaram com a participação de diversos órgãos envolvidos no processo.

Sobre o ZEE

O ZEE é um instrumento utilizado pelo poder público para promover o desenvolvimento sustentável, conciliando progresso socioeconômico com proteção ambiental. Realizado em diversas escalas territoriais, o ZEE valoriza as características únicas de cada região, buscando alternativas de uso e gestão que maximizem suas vantagens competitivas. Ele subsidia políticas públicas ao oferecer análises integradas das potencialidades econômicas e sociais, minimizando os impactos ambientais por meio de diretrizes específicas para cada área identificada.

FOTOS: Bruno Leão/Sedecti

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo