A execução das emendas impositivas aprovadas na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2019 foi o tema de treinamento promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Fazenda do Amazonas (Sefaz-AM), nesta sexta-feira (22/2), no auditório da Sefaz. O evento reuniu dezenas de assessores do parlamento amazonense e de órgãos da administração direta e indireta do Governo do Estado.
Com recursos da ordem de R$ 156 milhões, as mais de 700 emendas impositivas propostas pelos deputados estaduais e previstas no orçamento estadual representam 1,2% da Receita Corrente Líquida do Estado, dos quais, obrigatoriamente, 12% são destinados à saúde e 25% à educação. A porcentagem segue regra definida nas emendas constitucionais nº 95/2016 e nº 101/2018 da Constituição Estadual.
Destinada a assessores parlamentares da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) e diretores administrativo-financeiros de 29 secretarias de estado beneficiadas por emendas do parlamento, o curso foi ministrado pela secretária executiva de Orçamento da Sefaz, Christiane Travassos, pela chefe do departamento de Contabilidade, Conceição Guerreiro, e pelo gerente de Transferência Voluntárias, Leonardo Rego Barros.
Sistema de integração financeira – De acordo com o gerente de transferências voluntárias da Sefaz, Leonardo Barros, o acompanhamento do processo de execução das emendas, desde o cadastramento das mesmas na ALE-AM até a execução dentro de cada órgão, se utiliza do sistema de Administração Financeira Integrada (AFI) e Sistema Integrado de Gestão Orçamentária (SIGO), que integram os agentes responsáveis pela tramitação e execução das emendas orçamentárias.
Fonte: SECOM – Secretária de Comunicação