Premiação ocorreu durante a cerimônia de entrega do Selo Unicef, na Suframa
A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) foi homenageada, nesta quinta-feira (05/12), pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em razão da sua contribuição para a promoção dos direitos da criança e do adolescente no Amazonas. O reconhecimento ocorreu durante a cerimônia de entrega do Selo Unicef, no auditório da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Distrito Industrial I, zona sul.
O selo é uma iniciativa que tem como objetivo estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira. A premiação ocorre de quatro em quatro anos e, em 2024, 29 municípios do estado foram agraciados com o Selo Unicef.
A secretária da Sejusc, Jussara Pedrosa, falou sobre a importância da iniciativa e da homenagem promovidas pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância.
“A parceria do Unicef com o Estado do Amazonas é fundamental. Houve um salto de seis para quase 30 municípios certificados. Municípios que trabalham em prol da criança e dos nossos adolescentes”, afirmou Jussara.
“Foi uma grande honra, também, receber a homenagem pela Secretaria de Justiça, uma pasta parceira que atua junto às agências da ONU e do Unicef. Com certeza, a meta será conseguir alcançar todos os municípios do Amazonas”, acrescentou a titular da Sejusc.
De acordo com a representante adjunta do Unicef, Layla Saad, o selo reconhece as melhorias nas políticas, nos programas e na destinação de orçamento público para a criança e o adolescente.
“Ele [o Selo Unicef] não vem para premiar ou certificar municípios que já estão com indicadores bons. A iniciativa visa reconhecer um avanço em um município que, talvez, não tenha indicadores bons, mas que se empenhou e trabalhou para melhorar aqueles indicadores”, explicou Saad.
“O selo vem para mobilizar, para juntar esforços do Governo, da sociedade civil e de nós, como Unicef, para reconhecer esses avanços”, finalizou a representante do Fundo das Nações Unidas.
Sobre o Selo Unicef
O Selo Unicef contribui para o alcance de oito dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda global acordada por todos os Estados-Membros das Nações Unidas até 2030. Ao aderir ao selo, o município assume o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.
A iniciativa visa apoiar os municípios do Semiárido Brasileiro e da Amazônia Legal brasileira a fortalecer as políticas públicas municipais voltadas à garantia dos direitos de crianças e adolescentes.
FOTOS: Ygson França/Sejusc