A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) está realizando, nesta semana, oficinas de Planejamento Participativo da Área de Proteção Ambiental (APA) Nhamundá, na região do Baixo Amazonas. Nesta sexta-feira (29), a programação terá início na sede do município de Parintins (a 369 km de Manaus).

Nos dias 26 e 27, ocorreu a primeira parte da oficina, na comunidade São José do Espírito Santo do Paraná de Cima, localizada no município de Nhamundá (a 383 km da capital). Agora, a agenda seguirá em Parintins, finalizando no sábado (30).

De acordo com a assessora da Sema, Caroline Yoshida, as oficinas tem por objetivo construir o planejamento e regras para a Unidade de Conservação (UC), de acordo com as necessidades de seus moradores. Os resultados obtidos constarão no plano de gestão da UC, documento técnico e de gestão que regula e ordena o uso da área e também serve para guiar as instituições, tanto públicas quanto privadas, no desenvolvimento de atividades na APA.

Estão em discussão, para constar no plano de gestão, informações para elaboração do diagnóstico da APA, missão e visão, zoneamento, regras e os programas que deverão ser realizados nos próximos anos. O trabalho envolve a equipe do Departamento de Mudanças Climáticas e Gestão de Unidades de Conservação (Demuc), da Sema, e conta com o apoio e participação dos comunitários e da Fundação Muraki.

A APA Nhamundá contempla 33 comunidades da zona rural dos municípios de Parintins e Nhamundá. A ação beneficiará cerca de 1.400 famílias moradoras da unidade de conservação.

FOTO: DIVULGAÇÃO/SEMA

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo