A entrega ocorreu, por meio do Programa Alimenta Brasil (PAB), para entidades socioassistenciais de Manaus

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), realizou, nesta sexta-feira (10/12), a entrega de 1 tonelada de pirarucu de manejo de lagos, fornecido por pescadores/manejadores do município de Fonte Boa (distante 678 quilômetros de Manaus), ao Programa Alimenta Brasil (PAB), do Governo Federal em parceria com o Governo do Amazonas. A entrega ocorreu no estande do Sistema Sepror, na 43ª Expoagro, que está acontecendo no Kartódromo da Vila Olímpica de Manaus.

O Secretário da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior, afirma que além de beneficiar as entidades socioassistenciais, a ação também valoriza o trabalho do pescador/manejador, incentivando a economia do interior do estado.

” Por determinação do governador Wilson Lima, a Sepror injeta recursos na economia do interior do estado. Na próxima segunda-feira (13/12), já estará sendo depositado o recurso na conta dos pescadores/manejadores. Esse pescado beneficiará aquelas famílias que precisam desse pirarucu que é o principal alimento da mesa do amazonense”, falou Petrucio.

Foram contempladas, nesta etapa de doação do PAB, quatro instituições da rede socioassistencial de Manaus: Associação de Amparo a Maternidade e a Infância de Manaus–Casa Dr. Fajardo, Restaurante Popular–Programa Cozinhas Comunitárias de Manaus, Abrigo Moacir Alves e Fazenda Esperança, que beneficiarão três mil famílias cadastradas, que se encontram em situação de vulnerabilidade social e segurança alimentar.

“Recursos de aproximadamente R$ 11 mil foram utilizados na operação que envolveu quatro manejadores que fazem parte do programa e são beneficiados com a compra direta feita pela Sepror, uma vez que a modalidade adotada pelo Governo amazonense valoriza o manejo do pirarucu”, disse o coordenador do PAB na Sepror, Tânis Castro.

De acordo com a nutricionista da Casa Doutor Fajardo, Bruna Sab, a entidade já participa do PAB há mais de dois anos, e é a primeira vez que eles recebem a proteína do pirarucu, que atende aproximadamente 200 famílias mensalmente.
“A Casa Doutor Fajardo é uma entidade sem fins lucrativos. Atualmente ela atua auxiliando as famílias em vulnerabilidade social que passaram pelo Hospital Infantil Doutor Fajardo. Muitas vezes, aquela família sai com a criança ainda com o processo de recuperação, e nós tentamos ajudar, por meio da alimentação. Então, estamos recebendo pela primeira vez essa proteína de pirarucu. É um grande trabalho, com o intuito de fortalecer a alimentação para essas famílias”, finaliza Bruna.

PAB – O Programa Alimenta Brasil (PAB), anteriormente chamado Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), tem como objetivo incentivar a produção local com base na agricultura familiar, por meio da aquisição e destinação de alimentos para atender as necessidades da suplementação alimentar das pessoas que se encontram em risco de vulnerabilidade social e/ou em estado de insegurança alimentar e nutricional, cadastradas nos municípios que se integraram ao programa.

SELO – O pirarucu doado possui o Selo de Inspeção Estadual (SIE), emitido pela Agência de Defesa Agropecuária e Florestal (Adaf), que garante a qualidade do produto, proporcionando segurança alimentar para o consumidor.

FOTOS: Emerson Martins/Sepror e Divulgação

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo