A técnica de educação para o trânsito do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Delnandina Maria Macedo Monteiro, foi eleita representante do poder público no Amazonas para o Movimento Maio Amarelo. O Observatório Nacional de Segurança Viária divulgou a lista de representantes no mês de março. Foram escolhidas representantes para vagas destinadas à sociedade civil e ao poder público.

O diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá, afirmou que é uma imensa satisfação para a instituição a escolha da servidora como representante do poder público para o Maio Amarelo. “Ela é uma pessoa extremamente capacitada para atuar à frente desse movimento, pela história que a precede. E eu tenho certeza de que ela irá contribuir e muito para a atividade do movimento, que tem como objetivo conscientizar o condutor do trânsito para a necessidade de redução do número de acidentes e vítimas fatais”, disse.

Para Delnandina Maria, a escolha representa um reconhecimento do trabalho que é desenvolvido pela instituição. “É o resultado de um trabalho que vem sendo realizado ao longo de mais de 30 anos. Estamos promovendo políticas públicas para reduzir os índices de acidentes e fatalidades no trânsito. O nosso objetivo é conscientizar a população para a promoção de um trânsito seguro”, completou.

Os representantes são voluntários e têm como tarefas engajar toda a sociedade no Maio Amarelo; estimular os veículos de comunicação a divulgar e discutir o tema trânsito; conceder entrevistas e depoimentos; propagar a conduta lícita, respeitosa e prudente no trânsito; realizar atividades referentes ao movimento em seu estado; entre outras atividades frequentes. Eles recebem orientação de como realizar atividades para o Movimento Maio Amarelo, não somente no mês que marca a iniciativa, mas durante todo o ano.

Para ser um representante do Maio Amarelo, o candidato precisa ter um currículo e histórico de ações desenvolvidas durante o Maio Amarelo e atuação em prol do trânsito seguro. Delnandina Maria Macedo Monteiro é mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). É ainda graduada em Pedagogia pela Ufam e especialista em Metodologia do Ensino.

Maio Amarelo – O Movimento Maio Amarelo propõe uma ação coordenada entre Poder Público, iniciativa privada e sociedade civil para discutir o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações, entre outras entidades da sociedade civil organizada. A iniciativa busca engajar estes setores sociais em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

 

FOTOS: Divulgação

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo