A secretaria montou estrutura de saúde para dar suporte aos atendimentos durante o evento

Durante quatros dias do 56º Festival Folclórico de Parintins, iniciado na quinta-feira (29/06) com a Festa dos Visitantes, foram prestados 132 atendimentos na estrutura montada para dar suporte em Saúde na cidade (distante 369 quilômetros de Manaus).
Os dados são da Sala de Análise de Situação de Saúde (SASS), instalada para o festival deste ano pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).
Foram realizados 79 atendimentos no ambulatório do Garantido, e 53 no do Caprichoso. Ao todo, foram 132 procedimentos realizados, sendo a maioria administração de medicamentos. O Secretário de Saúde, Dr. Anoar Samad destacou a importância de ter conseguido acolher todos os pacientes.
“Vencemos um desafio histórico, levando mais recursos para o interior do nosso estado, ficamos firmes, com o único propósito de garantir assistência a quem precisasse e essa meta foi alcançada”, afirmou Anoar Samad.

Ocorrências
Entre as principais causas para os atendimentos em saúde, estão a tontura com 11 casos, cefaleia, 9 casos, trauma corto-contuso, 7 casos, amigdalite, 7 casos, gastroenterite aguda, 7 casos, desmaio, 5 casos, pressão alta, 5 casos, gripe, 5 casos.

Suporte
A SES-AM montou em Parintins uma estrutura para dar assistência em saúde para todos os visitantes e moradores da ilha durante o festival. Foram mais de 50 profissionais enviados ao município para atender a essa demanda.
Para o atendimento de Saúde durante as apresentações de Garantido e Caprichoso, foram instalados no Bumbódromo dois ambulatórios (Azul e Vermelho) com cinco leitos, sendo dois deles com equipamentos de Suporte Avançado de Vida. Para atender os ambulatórios, foi implantada farmácia/almoxarifado satélite, com insumos e medicamentos necessários para assistência à população.
Na área externa do Bumbódromo, os locais de atendimento foram a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24h e o Hospital Jofre Cohen, que tem 11 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) entregues pelo Governo do Estado em outubro de 2021.
A SES-AM enviou, ainda, insumos para a saúde, além de medicamentos, para atender a demanda decorrente do período do festival. Entre os materiais dispensados pela Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), estão luvas, seringas, máscaras, tubos para intubação, reanimador manual, dreno, catéter, atadura, álcool e algodão, entre outros.

FOTO: Douglas Santos

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo