Ação foi coordenada pela SEPcD e contou com serviços de documentação para a população. (Fotos: Arthur Castro/Secom

Para marcar o início da campanha Setembro Verde, o Teatro Amazonas foi iluminado na cor verde, nesta terça-feira (2), em homenagem à luta pelos direitos da pessoa com deficiência (PcD). A ação foi coordenada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEPcD) e contou com serviços gratuitos de documentação para a população.

A cerimônia reuniu representantes do Ministério Público do Amazonas (MPAM), Tribunal Regional do Trabalho (TRT-AM), Defensoria Pública (DPE-AM), além de órgãos judiciais, secretarias de Estado e organizações da sociedade civil. A iniciativa teve apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Segundo a secretária da SEPcD, Selma Banes, o tema da campanha deste ano — “Inclusão começa na atitude” — reforça que a mudança depende da ação de cada cidadão. Já o promotor de Justiça Vitor Fonseca destacou que o movimento é um espaço de diálogo contra o capacitismo, prática que ainda afeta diariamente a vida das PcDs.

Serviços disponíveis no centro de Manaus

Durante o ato, a população pôde solicitar documentos como:

  • Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência (CIPcD);
  • Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea);
  • Carteira Intermunicipal (Passe Legal).

Esses documentos garantem benefícios como acesso prioritário a serviços públicos e privados, além da gratuidade no transporte rodoviário intermunicipal.

Programação do Setembro Verde

A campanha segue durante todo o mês, com palestras, ações educativas e atividades paradesportivas nos Centros Estaduais de Convivência da Família Padre Pedro Vignola (zona norte) e Magdalena Arce Daou (zona oeste).

Também estão previstas parcerias com órgãos como Arsepam, Procon-AM e IMMU para reforçar os direitos da PcD em diferentes áreas da sociedade.

O movimento busca dar visibilidade ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, e ampliar o debate sobre inclusão, acessibilidade e combate ao preconceito.

 

*Com informações da Agência Amazonas

Notícias relacionadas

Ir para o conteúdo