A empresa Processamento de Dados Amazonas S.A. (Prodam) encerrou nesta quarta-feira (02/10) sua participação no 9º Fórum da Internet no Brasil com a presença do seu diretor-presidente, João Guilherme de Moraes Silva, no workshop “Acesso à internet nos municípios do Amazonas”. Na pauta do debate estiveram temas importantes, como a resolução de problemas de conectividade, soluções de telecomunicações já existentes e projetos que atendam a demanda do interior do Amazonas.

Além da Prodam, participaram do workshop representantes da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Manaus (Codese).

O diretor-presidente da Prodam, João Guilherme, apresentou as redes que funcionam na Região Metropolitana de Manaus (Metromao, Linhão do Tucuruí, Gasoduto Coari-Manaus, Telebras, Embratel, RNP e Oi) e ressaltou que todas essas iniciativas que operam na cidade chegam ao Datacenter da Prodam. “A meta do Governo do Amazonas é promover a integração de todas essas redes, constituindo o projeto Rede Estadual de Telecomunicações, que tem como objetivo abrir caminhos para que municípios do interior do Amazonas possam ter acesso à internet com melhor qualidade”, afirmou.

Amazônia Conectada – Entre os programas de destaque, João Guilherme citou o programa Amazônia Conectada, que prevê, apenas no estado do Amazonas o lançamento de 9 mil quilômetros de fibra, distribuídas em seis infovias: rio Solimões, rio Negro, rio Madeira, rio Juruá e rio Japurá.

Atualmente, por meio da infovia do rio Solimões, a fibra já interliga Manaus à Tefé e, pelo rio Negro, a capital amazonense está conectada ao município de Novo Airão, resultando em 10% do total do projeto. Parado desde 2017, a previsão é que projeto seja reativado neste ano pelo Ministério da Defesa, por meio do Exército Brasileiro, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, por meio da RNP.

Fórum – O 9° Fórum de Internet Brasileira acontece até o dia 4 de outubro, no Centro de Convenções Vasco Vasques, localizado na avenida Constantino Nery, 5001, Flores, zona centro-oeste de Manaus. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo sítio: https://forumdainternet.cgi.br.

FOTO: DIVULGAÇÃO/PRODAM

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo