Evento reuniu autoridades e servidores da segurança pública, que discutiram temas voltados para a área

Com o objetivo de difundir aos servidores da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) medidas e ações acerca dos desafios e das boas práticas voltados para a área, foi realizado, nesta quinta-feira (16/12), o 1º Seminário de Gestão Integrada de Segurança Pública (Gispam). O evento aconteceu no Centro de Convenções Vasco Vasques, localizado na avenida Constantino Nery, bairro Flores, zona centro-sul de Manaus.

Coordenado pela SSP-AM, o evento foi organizado pelo Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (Iesp) e contou com oito palestras sobre Segurança Pública. De acordo com o diretor do Iesp, coronel Audo Albuquerque, o seminário teve como objetivo disseminar conceitos e aspectos técnicos, além da integração com outras entidades.

“Abordamos temas técnicos, pontos associados para se aliar com o Governo Federal e com os governos municipais também. Com isso, buscar soluções técnicas com esses profissionais, para que todos falem a mesma linguagem e verificar que pontos realmente estão afetando a segurança, para alinharmos e buscarmos soluções, de preferência, a curto prazo”, disse.

Na ocasião, o secretário de Segurança Pública, general Carlos Alberto Mansur, mostrou balanços relacionados a apreensões, prisões e operações policiais. Além disso, também foram apresentados planos de ações desenvolvidos pela SSP-AM em combate à criminalidade

“Tive a oportunidade de falar sobre o nosso Plano Estadual de Segurança Pública. Falamos sobre a estatística, da importância dos dados no combate à criminalidade e, também, falamos sobre a inteligência. As nossas operações, elas têm que ser cirúrgicas para que surta mais resultados”, enfatizou.

Segundo o secretário, o objetivo do seminário também foi apresentar um parâmetro mais amplo em relação ao trabalho que vem sendo desenvolvido pela SSP-AM. “Uma visão macro dos projetos e planos que estamos executando”, completou.

Foram ministradas palestras sobre Política e Plano Nacional de Segurança Pública e Plano Estadual de Segurança Pública; O crime organizado e o uso de dados estatísticos como ferramenta de combate; como combater a expansão do crime organizado; Métodos de planejamento do policiamento ostensivo para ter maior produtividade; Propostas para potencializar a resolução de inquéritos policiais e Ações de prevenção à violência.

Participantes – O I Gispam contou com a presença de representantes da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM, Comando do 9º Distrito Naval, Comando Militar da Amazônia (CMA), Polícia Rodoviária Federal (PRF/AM), Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Ministério Público do Amazonas (MPAM), Defensoria Pública do Amazonas (DPE), Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Prefeitura de Manaus, Agência Brasileira de Inteligência (ABIN/AM), Delegacia da Receita Federal, Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Câmara Municipal de Manaus (CMM), Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) e Federação do Comércio do Amazonas (Fecomércio).

FOTOS: Tarcísio Heden/SSP-AM

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo