O curso tem como objetivo qualificar os policiais civis do Amazonas que atuam na apuração de crimes de homicídio

Nesta quinta (04/11) e sexta-feira (05/11), 50 policiais civis do Amazonas participaram da primeira edição do curso de ‘Especialização em Investigação de Homicídios – Teoria e Prática’, promovido pelo Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (Iesp), da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O objetivo é qualificar os policiais que atuam na apuração de crimes de homicídio.

O curso contou com apoio da Comissão de Capacitação, Treinamento e Desenvolvimento (CCTD) da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), e ocorreu das 8h às 18h, nos dois dias, na sede do Centro Integrado de Inteligência da Segurança Pública Regional Norte (CIISPR-N), localizado na Avenida do Turismo, bairro Tarumã, zona oeste de Manaus.

De acordo com o investigador Fabiano Barroso, coordenador da CCTD, o curso é destinado aos profissionais que atuam na linha de frente das investigações de crimes de homicídio, tanto na capital quanto no interior do Estado.

“O curso tem por finalidade capacitar, de forma modernizada, os nossos profissionais para que estes possam realizar com ainda mais excelência o trabalho investigativo da Polícia Civil do Amazonas”, explica ele.

A primeira edição do curso foi ministrada pelo delegado Daniel Barcelos, representante no Amazonas, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Governo Federal. Conforme o delegado, as aulas irão proporcionar modernidade nas técnicas de apuração.

“O curso é importante porque traz conhecimento sistematizado e padronizado, capaz de qualificar, aperfeiçoar e agregar, aos métodos adotados pelos policiais, na investigação criminal de homicídios. Durante as aulas, foram ensinadas técnicas de entrevista interrogatórias, baseadas na psicologia, bem como a observação da linguagem corporal”, comenta o delegado.

A delegada Geórgia Cavalcanti, diretora do Campus II da Academia de Polícia Civil (Acadepol), informou que participaram das aulas tanto policiais da capital quanto do interior do Estado, e especificamente servidores da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).

“É importante ressaltar que o curso qualifica os profissionais e traz um melhor serviço de investigação aos casos de homicídios, gerando mais segurança e qualidade de vida para a população do Amazonas”, reforça a delegada.

Oficina – Ainda na última quarta-feira (03/11), 14 policiais civis do Amazonas participaram da oficina ‘Cadeia de Confrontamento’, promovida pela SSP-AM, por meio do Iesp. A oficina foi ministrada por policiais da Bélgica e do Batalhão de Operações Especiais do Rio de Janeiro (Bope/RJ).

FOTOS: Bianca Reis/PC-AM.

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo