Depois das Forças de Segurança (PC, PM, Bombeiros e SSP), esta semana foi a vez da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) divulgar editais para preenchimento de duas mil e uma vagas. Confira:

https://bit.ly/editalsemsa2022

2022 promete ser o ano dos concursos públicos no Amazonas. Mais de cinco mil vagas devem ser abertas somente no primeiro semestre. Por isso, cursinhos investem pesado para ajudar quem sonha com a estabilidade financeira.

O “sou concurseiro e vou passar” acaba de inaugurar um prédio de seis andares na praça 14, com turmas pela manhã, à tarde e à noite. Apesar das salas cheias, o curioso é que oitenta por cento dos alunos não frequentam o espaço, estudam de forma remota. O proprietário, Fábio Silva, explica que cada aluno tem um plano de estudo personalizado que leva em conta o tempo disponível e as necessidades de aprendizado. As vídeo-aulas são gravadas em estúdios e as anotações do professor chegam para os alunos por um aplicativo.

“Com a internet, a pessoa pode estudar dentro do ônibus, na parada… em qualquer lugar. Nós disponibilizamos os conteúdos que têm maior peso e cada um estuda dentro das suas possibilidades”, conta Fábio.

Mas há quem prefira a modalidade presencial. Neste caso, o cursinho investiu alto em tecnologia e conforto. Lanchonete, loja, cabines individualizadas para estudo com cozinha e área para descanso… uma série de atrativos para os concurseiros não perderem o foco.

“Em casa a gente sempre arranja alguma coisa pra fazer e deixa os estudos pra depois. Por isso eu prefiro o presencial, onde já tiro as dúvidas com o professor na hora”, conta o industriário Paulo Roberto Dias.

Até agora, estão previstos 9 concursos para os próximos meses no Amazonas: Polícia Militar (1.350 vagas), Bombeiros (450 vagas), Polícia Civil (465), Secretaria de Segurança Pública (210), Semsa (2.001), Sefaz (200), Detran (210), Guarda Municipal e TRE, que ainda não divulgaram o número de vagas.

Algumas pastas, como as Polícias Civil e Militar, não faziam concurso há 12 anos. Por isso, a procura tem sido grande. Somente o Corpo de Bombeiros já registraram mais de 50 mil inscritos para as 450 vagas.

Texto: Natália Freire

Foto: Charles Pereira

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo