< Uma ação de cidadania em alusão à campanha Outubro Rosa, promovida pelo Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), atendeu mais de 200 moradores do residencial Liberdade, localizado no bairro Morro da Liberdade. A ação de cidadania é fruto da parceria entre a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) junto com a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), o Centro de Referência da Assistência Social (Cras), o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM), a União de Líderes Comunitários do Estado do Amazonas (Unilider), a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Santa Luzia e a Associação de Moradores do Liberdade. A ação de cidadania iniciou nessa quinta-feira (17/10), às 9h, com uma palestra sobre saúde da mulher, prevenção do câncer de mama e de colo do útero. A população teve acesso a serviços de emissão de 1° e 2° via de RG, assim como a emissão da 2° via da certidão do nascimento promovidos pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania. img src="https://tvencontrodasaguas.com.br/wp-content/uploads/2019/10/CIDADANIA_TIAGO-CORREA_UGPE-3.jpg" alt="" width="888" height="591" class="aligncenter size-full wp-image-12593" />

Na área da saúde, os moradores tiveram a oportunidade de fazer a aferição da pressão, teste de glicemia realizados pela UBS do Santa Luzia e pelos alunos do Cetam, assim como foram realizados cortes de cabelo para adultos e crianças realizados pelos próprios comunitários do residencial.

A assistente social do Prosamim Liberdade, Mariza Lopes, afirma que a ação social ainda faz parte da programação do Outubro Rosa e buscou conscientizar todos os presentes sobre a prevenção das doenças que acometem as mulheres. “A aceitação da comunidade foi surpreendente e atendemos mais pessoas do que esperávamos devido a demanda” afirmou a assistente social.

O líder comunitário do residencial Liberdade, Marcondes da Mota, menciona que a ação é de extrema importância para a comunidade, pois muitas vezes o morador do parque não tem como se deslocar até os órgãos responsáveis pela emissão e documento. O líder comunitário ressalta ainda que o serviço de corte de cabelo vem atender aqueles moradores que eventualmente não possuem recursos para realizar o corte, e aqui encontram o serviço de forma gratuita.

“Nós vamos de porta em porta, em cada bloco do residencial, informando sobre os serviços que serão disponibilizados nesses mutirões, buscando mobilizar e atender o maior número de moradores do residencial” afirmou o líder comunitário.

A dona de casa Neuza Silva, conta que chegou cedo e conseguiu a 2° via do seu RG, que já era muito antiga, e assim que soube do corte de cabelo gratuito oferecido pelos comunitários do residencial, ligou para o filho trazer seu neto para cortar o cabelo.

“Vim para tirar a 2° via do meu RG e já aproveitei pra levar o neto de volta pra casa todo bonito, com o cabelo cortado”, afirmou a dona de casa.

FOTOS: Tiago Corrêa/UGPE

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo