O Amazonas encerrou 2019 com um aumento no número de equipes de saúde bucal atuantes no estado. Agora, os municípios do interior e a capital contam com 102 equipes a mais na Atenção Primária à Saúde. Até janeiro de 2017, o Estado cobria 43,48% da população, com 437 equipes de saúde bucal. Em dezembro de 2019, o Amazonas passou a ter 539 equipes, aumentando a cobertura para 49,28%, segundo o Sistema de Informação em Saúde da Atenção Básica (Sisab).

Para o coordenador estadual de Saúde Bucal do Departamento de Atenção Básica e Ações Estratégicas (Dabe), Ricardo Elias Duarte Rabello, com o auxílio do Estado, os municípios trabalham para seguir ampliando o número de equipes.

“Nossa meta é ampliar ainda mais essa cobertura, e os avanços que já conquistamos nos mostram que estamos no caminho certo para garantir total integralidade das ações da Saúde Bucal para a população, principalmente do interior”, afirma Ricardo Elias.

O estado também aumentou o número de municípios que aderiram e se credenciaram no programa LRPD (Laboratório Regional de Prótese Dentária), que realiza atendimento de serviço reabilitador protético, dentro da perspectiva da assistência integral em saúde bucal, como prótese dentária total, prótese dentária parcial removível e/ou prótese coronária/intra radiculares e fixas/adesivas. Desde 2005, o credenciamento do LRPD é financiado pelo Ministério da Saúde.

Atualmente, 30 municípios participam do programa LRPD. Em 2018, apenas 11 municípios contavam com esse serviço, o que representa um aumento de quase 200%.

Atenção Especializada – O Amazonas conta com 13 Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), sendo oito no interior, nos municípios de Boca do Acre, Humaitá, Iranduba, Itacoatiara, Lábrea, Maués, Parintins, São Gabriel da Cachoeira e cinco na capital, localizadas nas Policlínicas Zeno Lanzini, Danilo Corrêa, Antônio Aleixo, João dos Santos Braga e Dr. José de Jesus Lins de Albuquerque, com atendimento especializado em Saúde Bucal.

Há ainda atendimentos urgências odontológicas em nove SPAs; atendimento em Saúde Bucal ambulatorial voltado à população da Terceira Idade nos três Centros de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimis) e atendimento voltado à população infanto-juvenil nos 11 Centros de Atenção Integral à Criança (Caics) da capital.

Na atenção hospitalar, o Estado disponibiliza profissionais odontólogos nos hospitais e fundações que atendem aos pacientes acamados e internados nas UTIs, dando apoio e complementando o tratamento desses pacientes nas unidades.

Ações para 2020 – A partir desde ano, foi incorporado na Atenção Primária o indicador de consulta odontológica no pré-natal, o que traz mais uma consulta ao rol de acompanhamento das gestantes durante a gravidez, melhorando ainda mais o acompanhamento do pré-natal e garantindo a atenção em saúde bucal das gestantes.

Dia Mundial de Saúde Bucal – Instituída pela Federação Dentária Internacional (FDI), a data é celebrada no dia 20 de março, com o objetivo de promover ações que pretendem diminuir os índices de cárie, doenças periodontais e perda dos dentes, além de educar a população para que ela entenda que a saúde bucal é crucial na manutenção da saúde integral e na qualidade de vida.

FOTO: Divulgação/Susam

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo