A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Concedidos do Amazonas (Arsam) realizou, nesta quinta-feira (11/04), em parceria com o Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem), um treinamento sobre a fiscalização de tacógrafos e identificação de pneus reformados. O público-alvo da capacitação foram os fiscais do serviço público de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros.
O treinamento foi realizado pelo diretor técnico do Ipem, Itamar Souto, que demonstrou de maneira prática o funcionamento e o adequado estado de conservação desses equipamentos, que são caracterizados como fundamentais à segurança dos passageiros. Os tacógrafos são utilizados para registrar graficamente a velocidade de um veículo e o objetivo do treinamento foi instruir os participantes sobre o uso e análise dos dados, bem como a atualização sobre a legislação do uso do equipamento.
Foram abordados assuntos como legislação, acessibilidade em ônibus rodoviários, modelos de equipamento, manuseio, instalação e interpretação dos registros, identificação de falhas, defeitos e violações, selagem do Inmetro e resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), além dos pneus, que possuem indicadores visíveis de reforma, que só podem ser utilizados na traseira do veículo e informações referentes à utilização do GNV nos veículos de fretamento.
Para o engenheiro Sérgio Pimenta, chefe do departamento de fiscalização da Arsam, o treinamento foi bem dinâmico e acrescentou, principalmente, conhecimento e interpretação de registros. “Quanto aos pneus, temos que encarar com muita seriedade, tanto quanto os tacógrafos, visto que são dois equipamentos que podem influenciar seriamente nos números de acidentes. Nós já conhecíamos a função de marcador de velocidade. Agora, aprendemos também a verificar a distância percorrida pelo veículo, o que vai facilitar a fiscalização do cumprimento do percurso das linhas”, acrescentou.
A qualificação faz parte do cumprimento da meta “zero acidentes” e da nova filosofia da agência, que já objetiva oferecer anuência inclusive a cursos de mestrado em parceria com a Universidade Estadual do Amazonas, para qualificar profissionais sobre as funções, contribuindo para o cumprimento da real regulação dos serviços públicos concedidos no Amazonas.
FOTOS: DIVULGAÇÃO/ARSAM