Reconhecimento à contribuição histórica da comunidade japonesa no Amazonas marcou a sessão especial realizada nesta terça-feira (17/06) na Assembleia Legislativa do Estado (Aleam). A cerimônia celebrou oficialmente o Dia da Imigração Japonesa no Amazonas, data que agora integra o calendário estadual por meio da Lei nº 6.683/2024, sancionada em janeiro deste ano.
Instituída a partir de proposta do deputado estadual João Luiz (Republicanos), a homenagem destaca o legado cultural, social e econômico deixado pelas famílias nipo-brasileiras ao longo do século XX, especialmente nas áreas da educação, agricultura e comércio.
“Fico feliz em ser autor da lei que institui essa solenidade de reconhecimento aos imigrantes japoneses. Estando eu na legislatura ou não, o Dia da Imigração Japonesa será celebrado anualmente aqui”, afirmou o parlamentar.
A sessão contou com a presença do cônsul-geral em exercício do Japão em Manaus, Akira Suzuki, e de representantes da comunidade japonesa no Estado. Um dos momentos de destaque da programação foi a apresentação do grupo Fuugakazan, com os tradicionais tambores japoneses – o taiko –, que trouxe ao plenário sons e ritmos da cultura oriental.
“Promovemos vários eventos culturais ao longo do ano justamente para incentivar os jovens e garantir a continuidade da cultura japonesa aqui no Amazonas”, explicou Hajime Hattori, presidente da Associação NIPAKU.
A celebração também integra as ações comemorativas pelos 130 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Japão. Durante o evento, o diretor-presidente do Sistema de Comunicação Encontro das Águas, Oswaldo Lopes, ressaltou a importância da presença japonesa no desenvolvimento do Estado.
“A participação do Japão na área tecnológica é extremamente significativa. Muitas indústrias japonesas contribuem com inovação e geração de empregos no Amazonas. Por isso, é com grande satisfação que o Sistema Público de Comunicação do Governo do Amazonas se faz presente em um evento tão relevante como este, que celebra a união dos povos, algo fundamental para o fortalecimento dos laços culturais e diplomáticos”, disse.
A secretária de Estado de Educação, professora Arlete Ferreira, também esteve presente e destacou as parcerias em andamento com o consulado japonês, como as escolas bilíngues com ensino em português e japonês.
“Temos iniciativas muito importantes com o Japão, especialmente na área da educação. Só temos a agradecer por estarmos aqui celebrando juntos os 130 anos de amizade entre Brasil e Japão”, pontuou.
Celebração se estende até 20 de junho
Além da sessão solene, a programação em alusão ao Dia da Imigração Japonesa no Amazonas continua até o dia 20 de junho. O Teatro Amazonas e a Ponte Rio Negro serão iluminados com as cores da bandeira do Japão, em homenagem ao legado de integração entre os dois povos.
*Com informações do repórter Hemerson Freitas