Um call center criado pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), tem ajudado funcionários, colaboradores e comunidade em geral, que procuram apoio médico e psicológico durante o distanciamento social causado pela pandemia do novo coronavírus.

O serviço, que é administrado pela diretoria de Saúde, disponibiliza apoio de três psicólogos. De acordo com o diretor do setor, médico Arnoldo Andrade, a procura tem sido intensa e os trabalhos acontecem em regime de plantão.

Segundo Arnoldo Andrade, problemas relacionados aos distúrbios da mente são muito comuns em períodos de distanciamento e, por isso, as ações de apoio a pacientes que fazem algum tratamento e os que manifestam pela primeira vez, devem fazer parte das estratégias de atendimento à sociedade.

O médico lembra que é preciso obedecer normas de distanciamento, isolamento e quarentena estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde (MS), e órgãos estaduais e municipais. Entretanto, alerta que as pessoas devem utilizar mecanismos de relaxamento e filtragem de informações negativas.

“Sabemos que existem muitas informações negativas, elas estão 24h no ar e, isso é muito angustiante. Mas, temos que filtrar, não vamos ficar assistindo constantemente notícias que falem dos números de morte”, ponderou o médico.

Exercícios em casa

Uma das alternativas apontadas pelo médico para manter o corpo em equilíbrio, é a realização de exercícios físicos em casa. Pacotes de feijão, arroz e açúcar, podem substituir os pesos da academia.

“Existem muitas opções de exercícios que ajudam o corpo a relaxar. Eles podem ser feitos em casa e com apoio de objetos do dia-a-dia da casa”, destacou Arnoldo Andrade.

Mente sã

Para o médico, a leitura é grande aliada para quem procura o relaxamento da mente. A escolha de um bom livro e o treinamento da respiração são ótimas opções. “Isso ajuda na concentração. A respiração profunda e a leitura fazem com que fiquemos mais tranquilos”, disse o diretor de saúde da Aleam.

Assembleia na linha de frente

A criação do call center, que conta com o trabalho de médicos de várias áreas, soma-se a inúmeras ações estabelecidas pela Assembleia, para minimizar os impactos da Covid-19.

Arnoldo Andrade destaca ainda que, desde o primeiro registro de caso da doença em Manaus, o parlamento deu inicio a uma série de medidas relacionadas ao enfrentamento da pandemia.

“Fomos orientados pelo presidente da Casa, deputado Josué Neto, no sentido de apoiarmos, dentro do possível, a nossa sociedade, nossos trabalhadores e a comunidade. O Poder Legislativo está dando exemplo e sua contribuição. Estamos na ativa e na linha de frente para ajudar”, frisou o médico.

Foto: Izabela Rebouças

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo