Pela primeira vez no interior do Estado, a Exposição de Tuberculose (EXPOTB) acontece de 9 a 13 de março, no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Dom Jorge Edward Marskell, em Itacoatiara. A programação faz parte da campanha “É hora de vencer a tuberculose no Amazonas” e inclui a atualização em diagnóstico e tratamento da doença no município.
Por meio da exposição, os alunos de 16 escolas estaduais irão conhecer os sintomas, medicamentos de tratamento e de combate, além de obter informações sobre a vacina BCG que previne o organismo contra a tuberculose.
De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (PECT/FVS), Marlucia Garrido, a realização da EXPOTB em Itacoatiara é um ganho para a disseminação de informações sobre tratamento e combate à doença.
“Alertar crianças, adolescentes, professores e pais dos alunos sobre sintomas e tratamento é gratificante. Todos eles podem se tornar multiplicadores das informações. Fazer chegar esse tipo de informação para esse público é muito importante para o combate dessa doença infecciosa em todo o Amazonas”, afirmou.
Engajamento no ambiente escolar – A coordenadora do Programa de Saúde nas Escolas da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (Seduc), professora Delta Segadilha, enfatizou sobre a importância de promover temas importantes para estimular o engajamento dos alunos em ambiente escolar.
“Sejam eles alunos ou docentes, são todos multiplicadores da informação e, no caso da tuberculose, quanto mais se fala, mais se fortalecem as estratégias de combate à doença, que pode atingir qualquer um, inclusive crianças e adolescentes”, disse.
Ainda segundo Delta, os objetivos planejados para a exposição foram alcançados e cada escola estadual de Itacoatiara deve encaminhar um plano de ação de combate à tuberculose no ambiente escolar para a Seduc.
Programação – A campanha iniciou no dia 6 de março com um ato contra a tuberculose na avenida Eduardo Ribeiro, no Centro de Manaus. A iniciativa busca conscientizar sobre os efeitos da doença e como ela pode ser interrompida em tempo oportuno e de forma adequada. No dia 20 de março, a programação continua com uma assembleia do Comitê Estadual de Tuberculose na Policlínica Cardoso Fontes, no Centro de Manaus.
A campanha inclui também uma missa em memória das vítimas de tuberculose, no dia 23 de março, às 18h, na Paróquia São Sebastião, no Centro da capital. No dia 24 de março, Dia Mundial de Combate à Tuberculose, serão realizadas palestras durante todo o dia no Centro de Convivência Estadual do Idoso de Aparecida, na zona sul de Manaus. Em 26 de março, vai ocorrer o I Encontro sobre Tuberculose nas escolas estaduais. No dia 27 de março, será realizada uma videoconferência para todos os municípios do Amazonas sobre a campanha.
Ainda na última semana do mês, dos dias 23 a 27, será intensificada a socialização de informações sobre a doença nos meios de comunicação, salas de espera, escolas, busca ativa de casos na comunidade e serviços de saúde, além da realização de exames em todos os municípios do Amazonas.
FOTOS: DIVULGAÇÃO/FVS