A segunda edição do projeto Raízes do Investimento foi realizada nesta terça-feira (9/9), em Manaus, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam). Promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), o encontro apresentou dados sobre o Polo Industrial de Manaus (PIM) e os investimentos de quatro empresas instaladas na Zona Franca.
De acordo com a Sedecti, o PIM reúne atualmente mais de 600 indústrias, responsáveis por cerca de 130 mil empregos diretos e um faturamento anual de 40 bilhões de dólares. Entre os setores de maior peso em 2025 estão informática, duas rodas, eletroeletrônico e químico.
As empresas participantes foram Moto Honda da Amazônia, Tutiplast, Novamed e Toca da Pitaya. Todas detalharam resultados e perspectivas de expansão. A Honda, por exemplo, informou que produziu 872 mil motocicletas no primeiro semestre do ano, um crescimento de 15% em relação a 2024. A Tutiplast destacou investimentos em biomateriais; a Novamed anunciou novas linhas farmacêuticas, como comprimidos orodispersíveis; e a Toca da Pitaya apresentou planos para lançar a fruta congelada em cubos.
Para o secretário executivo da Sedecti, Gustavo Igrejas, o objetivo da iniciativa é aproximar a população da realidade do setor produtivo. “É um evento muito importante para mostrarmos a nossa sociedade a importância das empresas, mostrar o tamanho delas, US$ 41 milhões, mais de 500 mil empregos”, enfatizou o secretário.
Representantes da Fieam e do Cieam também participaram do encontro, que terá edições mensais com a apresentação de diferentes empresas do PIM.
*Com informações da repórter Erica Oliveira e Agência Amazonas



