Campanha de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes
O mês de maio marcou as atividades dos núcleos de Vigilância em Saúde do Amazonas com a participação em ações de mobilização social, com a campanha Faça Bonito e a prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes. A programação contou com palestras, mobilizações sociais, atividades extraclasses e até caminhadas no intuito de chamar a atenção para a importância da campanha.
As atividades foram realizadas de forma integrada com setores da rede de proteção à criança e ao adolescente, tendo a participação das Secretarias Municipais de Saúde dos municípios na capital e interior do Amazonas. No contexto estadual, para os núcleos de Vigilância em Saúde, as ações da campanha Faça Bonito foram acompanhadas pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).
Cassandra Torres, coordenadora de Vigilância de Violências e Acidentes (Viva), da Gerência de Vigilância de Doenças e Agravos Não-Transmissíveis (GVDANT) na FVS-RCP, destaca que a campanha Faça Bonito trouxe uma poderosa mensagem contra o abuso e à exploração sexual.
“As ações tiveram impacto significativo no papel da Vigilância em Saúde na mobilização junto à sociedade e aos demais parceiros da rede de proteção. Esse trabalho é contínuo e mesmo com o findar do mês de maio, seguiremos empenhados para que nosso papel se cumpra e se fortaleça cada vez mais na sociedade”, afirma.
No mês de maio, o dia 18 é Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Na capital do Estado, Manaus, a data foi marcada por ato público com a participação de todo o Sistema de Garantia de Direitos para chamar a atenção para a causa. Entre as instituições presentes: a FVS-RCP.
No interior do Estado, Tefé (a 523 quilômetros de Manaus) realizou mobilização social, pelas ruas da cidade, com a presença da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) do município. “É preciso sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos das crianças e adolescentes”, disse a secretária de Saúde da cidade, Lecita Marreira.
Em Humaitá (a 590 quilômetros de Manaus), também foi realizada uma caminhada que contou com diversas autoridades locais, incluindo a Semsa do município. Entre os demais municípios que realizaram ações da campanha Faça Bonito, no dia 18 de maio e ao longo de todo o mês de maio, estão: Amaturá, Boa Vista do Ramos, Eirunepé, Fonte Boa, Japurá, Maraã, Parintins, Rio Preto da Eva, São Sebastião do Uatumã, Uarini e Urucará.
Faça Bonito pela FVS-RCP
Na FVS-RCP, a campanha Faça Bonito foi marcada pela participação em diferentes iniciativas, como o concurso de desenho e poesia que leva o nome da campanha e iniciou ainda no mês de abril. Ainda entre as atividades está o Seminário Estadual Faça Bonito, nos dias 22 e 23 de maio.
As iniciativas foram realizadas em parceria com diferentes instituições, como o Comitê de Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (CEVSCA), a Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc) e o Ministério Público do Trabalho no Amazonas e em Roraima (MPT-AM/RR).
FOTOS: Divulgação/Semsa Amaturá, Divulgação/Semsa Rio Preto da Eva, Divulgação/Semsa Urucará e Divulgação/Semsa São Sebastião do Uatumã.