O objetivo é orientar moradores e turistas com relação a trafegabilidade na Ilha Tupinambarana

Visando proporcionar uma melhor trafegabilidade durante o 57º Festival Folclórico de Parintins, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), inicia nesta quarta-feira (26/06), a distribuição de mapas de acessos e interdições para moradores e turistas. O objetivo é facilitar a locomoção daqueles que estejam utilizando carros, motocicletas e triciclos.

De acordo com o diretor-presidente do Detran Amazonas, Wendell Waughan, a criação do mapa só foi possível, a partir de uma série de reuniões com diversos órgãos estaduais e municipais, além dos representantes dos bois Caprichoso e Garantido.

“No ano passado, o Detran-AM já havia feito esse trabalho, e deu muito certo. Nossa ação em Parintins, consiste em reforçar a segurança viária e, consequentemente, salvar vidas. Além, claro, de proporcionar uma melhor locomoção tanto dos parintinenses quanto daqueles que chegam na Ilha para o festival”, explica Wendell.

Os mapas serão distribuídos em pontos estratégicos, tais como Aeroporto Júlio Belém, Porto de Parintins e no Turistódromo, localizado na praça da Catedral. “Essa elaboração dos mapas só foi possível em decorrência da boa vontade de instituições como Ministério Público do Amazonas (MJP-AM), Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM), Casa Militar, Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPtran), entre outros”, reforça o diretor-presidente do Detran.

Interdições

Segundo Arthur Cruz, coordenador de Fiscalização do Detran-AM, as interdições e acessos foram pensados a partir do deslocamento das alegorias dos bois Caprichoso e Garantido, além da região da praça da Catedral, que abriga o Turistódromo e também uma série de bares e restaurantes.
“O Plano de Mobilidade para o Festival de Parintins 2024, foi desenvolvido com o objetivo de proporcionar melhor fluidez do trânsito e segurança viária, após várias reuniões de alinhamento entre os órgãos integrantes do grupo de trabalho: Trânsito e Mobilidade Urbana”, detalha Arthur, lembrando que as ações incluirão patrulhamentos viários, fiscalização de trânsito, controle de perímetros e controle de tráfego.

FOTOS: Divulgação/Detran-AM

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo