Conteúdo já pode ser acessado no endereço coronavirus.amazonas.am.gov.br
O Governo do Amazonas, por meio das secretarias de Comunicação Social (Secom), de Cultura e Economia Criativa, além da empresa Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam), desenvolveu um hotsite para reunir e divulgar informações oficiais relacionadas ao novo coronavírus (Covid-19). A página pode ser acessada no endereço coronavirus.amazonas.am.gov.br e também está disponível no site oficial do Governo do Estado (www.amazonas.am.gov.br), tanto pelo computador quanto pelo celular.
No endereço eletrônico, é possível encontrar notícias e informações a respeito de todas as ações desenvolvidas pelo Governo do Amazonas, dentro do Plano de Contingência Para Infecção Humana pelo Covid-19. Diariamente são atualizadas as medidas adotadas no combate ao coronavírus, além de informações sobre quando e onde procurar atendimento, cuidados básicos de higiene para a prevenção, sintomas e formas de transmissão. Também estão disponíveis perguntas e respostas para sanar dúvidas frequentes relacionadas, por exemplo, ao uso de máscaras, medicamentos, isolamento social e formas de contágio.
“O hotsite busca reunir informações relevantes, de interesse público, sobre a pandemia do coronavírus no Amazonas. Em apenas um clique, você tem acesso a orientações de órgãos, como a Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde, Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam) e Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM)”, ressaltou a secretária executiva adjunta de Comunicação Digital, Marina Souza.
“As pessoas que tiverem dúvidas devem consultar o site para ter informações verdadeiras e atualizadas sobre o novo coronavírus”, orientou a diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Pinto, frisando que a população deve buscar canais confiáveis de informação.
Desenvolvimento – A Secom trabalhou em parceria com a Prodam e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, para colocar o hotsite no ar. “Coube à Prodam providenciar um ambiente tecnológico seguro para hospedar a nova página. Além disso, disponibilizamos as ferramentas de acesso para que o site possa estar sempre atualizado com as novas informações sobre o cenário do coronavírus no Amazonas”, detalhou o diretor presidente da Prodam, João Guilherme de Moraes e Silva.
“A equipe de Gestão da Informação da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa desenvolveu o hotsite numa plataforma conhecida, que é o WordPress, com banco de dados PHP. A equipe também criou os usuários e treinou os servidores para que alimentem o site com notícias e vídeos, a fim de que a população tenha fácil acesso a essas informações oficiais”, comentou o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz.
Combate às fake news – Por meio do site também é possível evitar a propagação de notícias falsas, acessando a aba “Fake News”. As notícias falsas são identificadas por um selo criado pelo Governo do Amazonas para conter a divulgação de inverdades. “Acreditamos que a informação é também uma ferramenta essencial no combate ao Covid-19 e não apenas buscamos informar, mas também desconstruir desinformações. Por isso, a área destinada ao combate às fake news é atualizada a todo instante”, enfatizou Marina Souza.
Todas as informações e notícias oficiais sobre o coronavírus no Amazonas também podem ser acessadas por meio das redes sociais do Governo do Estado: Facebook www.facebook.com/GovernodoAmazonas/, Instagram https://www.instagram.com/governo_do_amazonas/ e Twitter https://twitter.com/amazonasgoverno.
Foto: Tácio Melo/Secom