O estudo é realizado no município de Itacoatiara e comunidades adjacentes

A cidade de Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus) é mais um município a ser investigado por pesquisadores para implantação e futura oferta de atividades de turismo sustentável. O estudo recebe apoio do Governo do Amazonas, por meio do Programa de Apoio à Interiorização em Pesquisa e Inovação Tecnológica no Amazonas (Painter) – Edital 003/2020, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Ainda em andamento, a pesquisa analisa o desenvolvimento de atividades voltadas para o geoturismo, considerando a geodiversidade do município, a partir da produção de conhecimentos organizados do potencial científico, histórico-cultural e educativo.

De acordo com a coordenadora do projeto, Ednilce Ferreira Cruz Mendes, a pesquisa encontra-se em fase de trabalho de campo, visitas às comunidades com potencial para o geoturismo e realização de oficinas de educação patrimonial, com o objetivo de organizar os estudos já realizados sobre a geodiversidade do município nas áreas de: história, geografia, geologia, arqueologia, antropologia e ecologia.

Conforme citou a pesquisadora, as comunidades de áreas já estudadas são: Quilombola (Lago de Serpa), São João do Araçá e São João da Chocolateira (Rio Arari), Sangaua, Muirapucuzinho, sítio Bom Socorro, sítio das Caretas, Rio Urubu e comunidades urbanas dos bairros Jauari e Colônia envolvidas no estudo realizado por arqueólogos, antropólogos e outro pesquisadores ciências sociais e humanas.

“As atividades do projeto estão voltadas para a valorização do bem patrimonial, seja ele histórico-cultural, ambiental, saberes e fazeres das comunidades e os bens imateriais. As oficinas de educação patrimonial visam trabalhar a valorização dos bens patrimoniais materiais e imateriais”, pontuou Ednilce.

A coordenadora acrescentou que um plano de desenvolvimento de geoturismo e o mapa geoturístico para o município, como contribuição de sensibilização da comunidade para a preservação e conservação de áreas já protegidas e criação de novas áreas, serão entregues no final do projeto.

Apoio

Ednilce Ferreira Cruz destaca que a Fapeam é a instituição que apoia pesquisas em áreas diversas do conhecimento e, principalmente, estudos sobre preservação e geoconservação, temas importantes para o Brasil e para a Amazônia.

“Daí a importância de organizar essas publicações e divulgar ao público através de parceria com órgãos da sociedade civil e o poder público, além de colaboradores e parceiros como o Instituto Geográfico e Histórico de Itacoatiara –IGHI”, completou.

Metodologia

Segundo o projeto de pesquisa, o estudo é de natureza exploratória, bibliográfica e documental. O método de abordagem é o dialético e o histórico, visto que a pesquisa visa investigar acontecimentos, processos evolutivos da sociedade no passado para verificar a sua influência na sociedade de hoje, bem como, as interferências do contexto cultural particular de cada época.

Painter

O Programa de Apoio à Interiorização em Pesquisa e Inovação Tecnológica no Amazonas (Painter) tem o objetivo de fomentar a interiorização de atividades de pesquisa aplicada e inovação tecnológica, por meio de indução em áreas estratégicas, especialmente a bioeconomia, para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Estado do Amazonas, com a finalidade de aplicação de seus resultados na resolutividade/minoração de problemas específicos dos municípios do interior do Estado.

FOTOS: Acervo da pesquisadora e coordenadora da pesquisa, Ednilce Ferreira Cruz Mendes

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo