Na ação, foram disponibilizadas emissão de documentos, consultas médicas, acesso a crédito, entre outras atividades
O Governo do Amazonas realizou 4.544 atendimentos durante a 10ª edição do programa Governo Presente, no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Garcitylzo do Lago Silva, no Tarumã, zona oeste de Manaus. Durante todo o dia de sábado (10/08), foram oferecidos diversos tipos de serviços, incluindo emissão de documentos, consultas médicas, atendimento psicossocial, acesso ao crédito, entre outros.
O evento do fim de semana teve o maior número de secretarias e órgãos reunidos, um total de 43, segundo a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), que coordena o Governo Presente, ao lado da Unidade de Gestão Integrada (UGI) da Casa Civil.
O secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, ressaltou o empenho do governador Wilson Lima em promover ações sociais que impactem positivamente a população. “Esses serviços são essenciais para a comunidade. O programa Governo Presente tem como objetivo assegurar que os serviços governamentais cheguem de forma rápida e eficiente às pessoas que mais necessitam”, declarou Campêlo.
O autônomo Jefferson Carvalho, 29, que aproveitou a ação para cortar o cabelo, também agradeceu pela oportunidade de levar seu cão para a castração e pelos demais serviços oferecidos à comunidade. “Essa ação do Governo Presente foi de grande importância para nosso bairro e adjacências, uma vez que, por ser uma região distante, não temos acesso a alguns serviços que são mais difíceis de agendar, consegui castrar minha cadela, realizei um corte de cabelo promovido pelo Cetam e ainda, comprei produtos na feira da ADS com valor acessível e de qualidade. Estou muito feliz”, disse entusiasmado.
A costureira Sheila da Silva, 50, contou que foi muito bem atendida e conseguiu realizar a atualização cadastral de suas filhas com as equipes da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar. “Foi muito bom e super-rápido, as atendentes muito educadas, tiraram todas as minhas dúvidas, e eu consegui atualizar as informações das minhas duas filhas, Angelina Silva, 15, e Maria Pietra Silva, 16, eu gostei muito dessa iniciativa do Governo”, ressaltou.
Serviços de saúde e Cidadania
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realizou 637 consultas médicas nas especialidades de clínico geral, urologista, oftalmologista, ortopedista, nutricionista, dermatologista, exames de glicemia capilar e para aferição de pressão arterial.
A Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) realizou 424 testes rápidos para identificar Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Através do Castramóvel, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) realizou 442 castrações solidárias de cães e gatos, além de agendamentos e vacinações.
O Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), realizou 602 atendimentos para solicitação da Carteira de Identidade Nacional (CIN) e agendamentos.
A Secretaria de Educação fez cerca de 98 atendimentos, entre inscrições para o Provão Eletrônico, atualização cadastral de alunos matriculados na rede estadual de ensino e informações sobre o programa do Governo Federal “Pé de Meia”.
A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) atendeu 461 pessoas com serviços de emissão de Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência (CIPcD), 2ª via de Registro de Nascimento (RCN), expedição de Declaração de Hipossuficiência, Atendimentos psicológicos, sociais e jurídico para mulheres, entre outros.
Detran-AM
O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) atendeu 77 pessoas com inscrições gratuitas para cursos da Escola Pública de Trânsito (Eptram), como Instrutor de CFC, Monitor Escolar, Mototaxista, Condutor de Transporte Escolar, Direção Defensiva, entre outros.
Empreendedorismo e Crédito
A Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) realizou 30 atendimentos, com a liberação de crédito para empreendedores já cadastrados no programa Mais Crédito Amazonas.
Os interessados esclareceram dúvidas sobre as linhas de crédito disponíveis, requisitos para a obtenção de financiamento, condições de pagamento, renegociação com flexibilização de pagamento e condições diferenciadas para a quitação de débitos em aberto.
O Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) fez o atendimento de 45 pessoas para o cadastro de empreendedores autônomos no Programa Crédito Solidário. O programa, resultado de uma parceria entre o FPS e a Afeam, dá acesso ao crédito desburocratizado, com cunho social, voltado a pessoas sem vínculo empregatício, desempregadas ou subempregadas, possibilitando a inserção no mercado de trabalho, gerando renda e qualidade de vida.
Setor Primário
A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) entregou cestas de Produtos oriundos da Agricultura Familiar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e, também, a Degustação de alimentos produzidos pelo Programa Estadual de Combate à Perda e Desperdício de Alimentos (PCODEPA).
O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) entregou Kits de sementes de Hortaliça para horta caseira (Alface, coentro, cebolinha, couve) e deu orientações, voltadas para produtores rurais e à população em geral, sobre os serviços prestados pelo órgão, no Estado e informações sobre crédito rural e regularização de documentos — Cartão do Produtor Primário (CPP), Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e Cadastro Ambiental Rural (CAR).
Habitação e Regularização Fundiária
A Superintendência Estadual de Habitação (Suhab) realizou 103 atendimentos com serviços de renegociação de dívidas habitacionais, consulta de processos e emissão de boletos, com a negociação de débitos habitacionais sendo realizada através da Lei do Refis, que concede até 100% de descontos sobre juros e multas. E a Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (Sect) atendeu 130 pessoas para abertura processos para títulos definitivos de imóveis dentro da área pertencente ao Estado do Amazonas, além de fornecer orientação e informações sobre os documentos necessários para solicitar a regularização fundiária de imóveis.
A Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) proporcionou atividades lúdicas e recreativas, jogos e dinâmicas para crianças e adolescentes, ginástica laboral, liberação miofascial, ventosaterapia e aferição de pressão.
Bem-estar e Lazer
O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) disponibilizou 351 serviços de corte de cabelo, massoterapia e esmaltação. A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC) levou o “Espaço Cultura”, com diversas atividades recreativas e lúdicas, sob a coordenação da Central de Arte e Educação do órgão. A programação, voltada para o público infantil, contou com Trupe de Palhaços, pintura facial, brincadeiras infantis, além de Oficina de Técnicas de fotografia no celular voltadas para Economia Criativa.
Outros Serviços
A Fundação Amazonprev realizou a regularização do Censo Previdenciário para os servidores ativos, aposentados e pensionistas que ainda não fizeram o procedimento.
O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM), em colaboração com as concessionárias de água e energia, atendeu 247 pessoas com serviços de orientação jurídica, recebimento de denúncias, reclamações e renegociação de dívidas, Impressão e 2ª Via de contas de água ou luz, tarifa social e Manauara.
A Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), realizou, por meio do Sine Amazonas, 103 atendimentos com serviços de cadastro, de carteira do artesão e crédito empreendedor.
FOTOS: Caio de Biasi/UGPE