Nesta semana, o Sistema de Comunicação Pública Encontro das Águas chega ao Sul do Amazonas inaugurando canais de tv digital e rádio FM em Lábrea, Humaitá e Boca do Acre. No total, mais de 138 mil amazonenses passam a ter acesso à educação via satélite nos canais 2.2, 2.3 e 2.4 do Projeto Aula em Casa e, à informação e ao entretenimento de qualidade por meio da Rádio FM (89,5 MHz em Lábrea, 91,9 MHz em Humaitá, 103,3 MHz em Boca do Acre), e da Tv Encontro das Águas (canal 2.1).

Em Humaitá, distante 700 Km de Manaus, na manhã desta quinta-feira (26/05), foi inaugurado o primeiro canal de tv digital do município na Escola Estadual Álvaro Maia, unidade de ensino que abriga a estrutura de transmissão. Durante a solenidade, o presidente do Sistema Encontro das Águas, Oswaldo Lopes, emocionado, destacou a presença da Dona Zulmira Marmentine, memória viva da força feminina que, na década de 70, migrou do Sul do Brasil para o Sul do Amazonas para trabalhar em prol do desenvolvimento dos municípios de Apuí e Humaitá.

O presidente do Sistema Encontro das Águas apresentou para a comunidade os canais e a rádio FM quem compõem a Comunicação Pública do Amazonas. “Estamos aqui, com o apoio incondicional do Governador Wilson Lima, entregando uma ferramenta que ampliará o acesso à educação e aos cursos técnicos que garantirão um futuro melhor para todos. Esse Sistema tem uma importância muito grande na redução das distâncias entre a capital e o interior. Com o canal principal, associado da Tv Brasil, vieram juntos os canais da educação do Aula Em Casa. Pensando no acesso democrático e na melhoria da qualidade do ensino, o atual Governo está reinventando a Educação no Estado por meio da disponibilidade de novas tecnologias. Aproveitem bem estava ferramenta para a construção do futuro de vocês,” completa Oswaldo Lopes.

Para a coordenadora Regional de Educação da SEDUC-AM, Martinha Lamana, “o trabalho social que teremos aqui por meio da tv aberta, de forma inclusiva, vai nos trazer educação, informação e entretenimento. Enquanto educadores, nos sentimos agraciados pela chegada da Tv e da Rádio Encontro das Águas em Humaitá. Essa ferramenta vai trazer oportunidades de formação profissional para os professores e de reforço para os nossos alunos. Na ausência do professor, por algum motivo de força maior, o aluno poderá estudar em casa por meio da televisão. Por esses meios oficiais levaremos a informação de forma inclusiva, correta e clara. Para nós é uma satisfação fazermos parte deste momento, de estarmos aqui desenvolvendo este trabalho de inclusão. Vocês, alunos, serão nossos futuros professores, políticos, advogados, médicos… vocês são o nosso presente e o nosso futuro. Essa é uma possibilidade para vocês melhorarem as condições de aprendizagem e de vida”, comemora a coordenadora.

Segundo o prefeito de Humaitá, José Lobo, a chegada do Sistema no município representa um avanço tecnológico para a Região quanto ao compartilhamento de informações e políticas que cooperam para a manutenção dos espaços públicos. “Somos a porta de entrada do Estado. O município é a nossa casa, deve ser bem cuidada, limpa e educada e, com informação faremos isso melhor e mais conscientes. Quero agradecer ao visionário presidente Oswaldo Lopes que nos proporciona, hoje, um momento emblemático, um presente para nós. Estamos vendo o resultado de um Governo inteligente que permitiu a realização deste projeto. A partir de hoje estamos conectados com o restante do Estado. Podemos falar de Humaitá para os outros municípios e vice-versa”, completa o prefeito.

No final da solenidade em Humaitá, Oswaldo Lopes, convidou Dona Zulmira Marmentine e mais dois alunos nota 10 da Escola Professora Balbina Mestrinho para o descerramento da placa inaugural da estrutura que abriga os transmissores, antenas e torre do Sistema Encontro das Águas.

Em Lábrea, a 850 km de Manaus, a estrutura de transmissão foi instalada na Escola Estadual Professora Balbina Mestrinho. No município de Boca do Acre, distante 1.026 Km da capital em linha reta, a retransmissora foi instalada na Escola Estadual Coronel José Assunção e será inaugurada no próximo sábado (26/05).

Além do jornalismo, shows e novelas da Tv Encontro das Águas, músicas e transmissões esportivas da Rádio Encontro das Águas, os moradores de Lábrea, Humaitá e Boca do Acre passam a ter acesso ao Aula Em Casa, projeto de ensino à distância da Secretaria de Educação e Desporto do Amazonas – SEDUC-AM.

Na primeira fase, o processo de interiorização do Sistema tem como polos 20 municípios, onde as antenas de transmissão estão sendo instaladas em escolas estaduais. Em poucos meses, quase 50% do projeto já está concluído. Nove municípios do interior já contam com o Sistema Encontro das Águas: Parintins, Manaquiri, Careiro Castanho, Manacapuru, Rio Preto da Eva, Novo Airão, Lábrea, Humaitá e Boca do Acre.

Na segunda fase do projeto, já aprovada pelo Governador Wilson Lima, mais 10 municípios receberão o Sinal do Sistema Encontro das Águas. A previsão é de que até o fim de 2022, 31 munícipios estejam integrados ao Sistema. São eles: Anamã, Apuí, Autazes, Benjamim Constant, Boca do Acre, Borba, Carauari, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Coari, Codajás, Eirunepé, Humaitá, Iranduba, Itacoatiara, Itapiranga, Lábrea, Manacapuru, Manaquiri, Manaus, Maués, Novo Airão, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Santo Antônio do Içá, São Gabriel da Cachoeira, São Paulo de Olivença, Silves, Tabatinga e Tefé.

Em 2023, a terceira fase do projeto, via parceria federal, levará o Sistema Encontro das Águas para outros 31 municípios.

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo