Coluna de fumaça pôde ser vista de vários pontos da cidade. (Imagem: TV Encontro das Águas)

Um incêndio de grandes proporções atinge desde a tarde de terça-feira (5) uma fábrica localizadas na rua Azaleia, no Distrito Industrial II, Zona Leste de Manaus. O fogo começou por volta das 12h em um galpão da empresa Effa Motors, fabricante de veículos utilitários, e se espalhou rapidamente atingindo o prédio vizinho da Valfilm da Amazônia, especializada em reciclagem e transformação de plástico.

A intensa coluna de fumaça preta pôde ser vista de diferentes regiões da cidade e assustou moradores e trabalhadores da área. De acordo com relatos de funcionários da montadora, o fogo teria começado após faíscas de solda atingirem produtos químicos na linha de produção, onde havia cerca de cem veículos.

O combate às chamas entrou no segundo dia nesta quarta-feira (6). De acordo com o CBMAM, 148 bombeiros e 26 viaturas participam da operação. O material presente nos galpões – como plástico industrial, pneus e combustíveis – dificulta o controle do incêndio e gera fumaça tóxica, o que demanda o uso de equipamentos específicos como Líquido Gerador de Espuma (LGE) e Aeronave Remotamente Pilotada (ARP).

O fogo está confinado, mas ainda não foi completamente controlado.

Durante o incêndio, explosões foram registradas e causaram mais pânico entre funcionários e familiares que aguardavam informações do lado de fora. Ainda não há confirmação oficial de que outras fábricas tenham sido atingidas, mas o Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas manifestou solidariedade pelos prejuízos causados e se disse preocupado com o impacto da tragédia.

O CBMAM informa que a ocorrência segue em andamento e novas atualizações serão repassadas assim que o fogo for completamente controlado.

 

Notícias relacionadas

Ir para o conteúdo