Vinte internos do Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), localizado no quilômetro oito, da BR-174 (Manaus-Boa Vista), concluíram, nesta quarta-feira (06/05), o primeiro curso de Confecção de Máscaras Descartáveis oferecido na unidade pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e pela empresa de cogestão Umanizzare Gestão Prisional.
No curso, eles aprenderam como confeccionar máscaras descartáveis hospitalares, identificar os principais materiais e equipamentos utilizados na atividade, manusear as máquinas para a preparação das modelagens e corte em escala de produção.
Também receberam noções básicas de empreendedorismo e segurança no trabalho, relações interpessoais, ética, higiene pessoal, ambiental e industrial.
As mil máscaras que foram produzidas pelos apenados, no decorrer do curso, serão doadas aos colaboradores da unidade e encaminhadas aos profissionais do sistema de saúde com o intuito de ajudar no combate ao novo coronavírus.
De acordo com o diretor do Ipat, Márcio Pinho, mais internos irão passar pelo curso e a confecção das máscaras de proteção será contínua devido ao seu alto grau de importância atual. “Com essa iniciativa esperamos resguardar muitas vidas”, frisou.
Remição de pena – Os apenados que participaram das aulas receberam certificação com carga horária de 120 horas e o direito de remir a pena pelo estudo e pelo trabalho não remunerado, conforme prevê a Lei de Execução Penal (LEP).
Fotos: Divulgação/Seap