Fiscais do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) realizaram, durante a primeira semana de março, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, localizada nos municípios de Itapiranga e São Sebastião do Uatumã (distantes 227 e 247 quilômetros de Manaus, respectivamente), uma operação de combate a transporte ilegal de animais silvestres, exploração ilegal de madeira, pesca em local proibido, exercício de atividades sem licença, entre outras irregularidades.

A operação, denominada Uatapu II, foi comandada pelo órgão, com o apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e Batalhão de Policiamento Ambiental do Estado do Amazonas (BPAmb).

De acordo com o gerente de Fiscalização do Ipaam, Hermógenes Rabelo, foram abordadas 23 embarcações. “Durante a operação, o Ipaam aplicou mais de R$ 330 mil em multas, sendo o maior valor proveniente da apreensão de tracajás e da espingarda”, disse.

Entre os objetos apreendidos estão: madeira serrada, madeira em tora (totalizando 31 metros cúbicos), canoa com motor rabeta, redes de captura de tracajá, trator jerico, motosserra e espingarda. Além disso, foram encontradas 67 exemplares de tracajás (Podocnemis unifilis).

Planejamento de ações – O gerente informou ainda que a operação faz parte de um quadro de planejamento elaborado pelo Ipaam para combater os ilícitos ambientais nas Unidades de Conservação Estaduais (UC), durante o ano de 2020 no interior do estado do Amazonas.

FOTOS: Divulgação/Ipaam

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo