O plano de ação voltado ao Centro de Monitoramento Ambiental e Áreas Protegidas do Ipaam- Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas, foi lançado hoje como primeira atividade da semana do meio ambiente.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado dia 5 de junho. O centro de monitoramento e áreas protegidas foi inaugurado em novembro com investimento de mais de 5 milhões de reais.

“O Cemaap faz o monitoramento da cobertura vegetal do Estado, nós temos um link dedicado que nos permite receber informações em tempo real de desmatamento e focos de calor, ou seja queimadas que acontecem no Estado do Amazonas, essas informações são codificadas através de um painel de gestão à vista e essas informações são repassadas aos analistas em campo nas operações de fiscalização e no monitoramento do licenciamento ambiental aqui no IPAAM”, disse o analista ambiental José Luiz Nascimento.

No dia de hoje temos uma boa notícia, dados indicam desmatamento zero.

“O último dado que nós recebemos do dia 29 até hoje, o desmatamento tá zero, não foi recebido nenhum alerta ainda de desmatamento nesse período para o Estado do Amazonas. O Primeiro passo seria pegar esse dado e comparar com os dados disponíveis nas plataformas da internet cruzar com o sistema de cadastro ambiental rural sigepe procurando identificar o infrator, se tiver em uma dessas plataformas é automaticamente suspenso e os dados são passados para fiscalização em campo. A tecnologia hoje permite tá repassando esses dados para fiscalização em campo em tempo real através de dispositivos móveis como tablets e celular dependendo da disponibilidade de internet que tenha nesses locais onde a equipe esteja alocada”, complementou o analista.

Portanto começa a funcionar hoje, o plano de ação do centro de monitoramento e áreas protegidas.

Reportagem: Fernando Reis

Foto: Lucas Silva/Secom

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo